terça-feira, 21 de julho de 2009

Conheça mais sobre as participações dos poetas Binho e Adão Viotto no Cd da Banda Soda Acústica

O CD “Soda Acústica” da banda de mesmo nome, que será lançado no próximo dia 1º de agosto (sábado), no Mercado Cultural de Porto Velho, traz as participações do poeta, compositor e cantor Rubens Vaz Cavalcante (Binho) e do poeta Adão Viotto, entre outras importantes participações. Ambos, artistas da palavra, têm poemas musicados por Rinaldo Santos, compositor e vocalista da banda.

On the Day after, poema de autoria do Binho, surgiu logo após o poeta ter assistido ao filme The Day after (O dia seguinte, 1983). A idéia foi transformar a ficção científica dramática do filme em um texto bem humorado. Assim foram construídas as três estrofes do poema. A primeira falando sobre o ícone (recém-falecido) Michael Jackson, a segunda sobre a máquina capaz de sentir, Robocop e a última sobre o evangelh. Na música In the Day after do CD da Soda, percebemos que a banda conserva o humor presente no poema, facilmente identificável na performance vocal de Rinaldo Santos. Para conferir o que afirmamos basta acessar o my space da banda:
(www.myspace.com/bandasodacustica).




Binho assegurou-nos de que o fato de ter citado Michael Jackson foi antes uma ironia do que homenagem. O caso é que, coincidência ou não, Adão Viotto também cita algo em sua letra “Se minha sombra falasse”, que nos remete ao rei do pop. O último verso diz: Sou fã do Peter Pan. Mas como surgiu o verso e o poema inteiro? É o que fomos descobrir junto ao autor.
“Se minha sombra falasse”, foi criada intencionalmente para fazer parte da trilha sonora do Curta-Metragem “Inventário das Sombras”, filme pra lá de premiado no cine – Amazônia 2008 e que é resultante do trabalho do Coletivo Madeirista, um grupo de artistas do qual Adão Viotto continua sendo colaborador. Contudo, a canção selecionada para o curta foi a Esquina Sistina de Joeser Alvarez e Rinaldo Santos (que integram o coletivo). Adão escreveu o poema-letra e enviou por e-mail para Rinaldo que acrescentou a melodia e hoje a canção é sem dúvida uma promessa de sucesso no CD da Soda Acústica. Nela, descobrimos uma sombra personificada que se rebela contra o seu objeto autor “não sou sua empregada pregada” e deseja a mesma liberdade da sombra de Peter Pan que não existe ou, que não é cativa como a dos outros. Daí, o surgimento do verso “Sou fã do Peter Pan” que no CD ganhou total destaque, devido à exploração de sua sonoridade (premeditadamente pensada por Adão) e habilmente feita pelo compositor Rinaldo Santos.


Aqui, novamente sugerimos que ouçam as canções e descubram o que elas têm a revelar tanto em seu contexto poético quanto no discurso melódico. E para conhecerem ao vivo a Banda e o CD, convidamos a todos para o Show de lançamento do CD que se realizará as 20h no Mercado Cultural de Porto Velho, no próximo dia 1º de agosto.
.
FONTE: Assessoria da ACME
FOTOS: Ronaldo Nina e Janaína Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: