domingo, 17 de maio de 2009

Artista da Semana - Grupo Raízes do Porto

A Associação Cultural Raízes do Porto, conhecida como Grupo Raízes do Porto, existe desde 1992, sempre mantendo produções teatrais em temporada, primando pela qualidade, pesquisa e buscando diversificar as linguagens cênicas.
Participou de diversas mostras e festivais em Rondônia, Região Norte e Nordeste, mantendo-se sempre em evidência no quadro cultural do Estado de Rondônia, valorizando os artistas locais e procurando contribuir com o fomento e formação de platéia, capacitação de artistas e participando nos processos de elaboração de políticas públicas.
Além de dois prêmios nacionais (Prêmio Nacional Myriam Muniz de Teatro, do Ministério da Cultura, através da FUNARTE, com patrocínio da PETROBRAS, para montagem do espetáculo “AVOAR” em 2006 e o mesmo prêmio para a montagem do espetáculo “MARIA.COM”, agora no ano de 2009), o Grupo Raízes do Porto nas suas 16 montagens de espetáculos teatrais, tem em sua maioria, realizado parcerias com grandes empresas rondonienses, que deram o suporte qualitativo às produções apresentadas ao longo de sua existência, agregando valores a marca “Raízes do Porto”, tornando-se referência por sua credibilidade adquirida perante artistas, críticos, imprensa e público em geral com projeção em esferas estadual e nacional, apresenta agora para a temporada do espetáculo “FREI MOLAMBO”.
Fonte: A Direção

.
Atualmente o Grupo está em cartaz com o espetáculo Frei Molambo:

O Grupo Raízes do Porto, com 16 anos de existência em Rondônia, montou o espetáculo “FREI MOLAMBO”, de Lourdes Ramalho, em comemoração aos seus 15 anos, no ano de 2007 e abre curta temporada esse mês.
“FREI MOLAMBO” já foi convidado para o encerramento do Festival Acreano de Teatro, em 2008 e para apresentação especial no Projeto Aldeia Guaporé de Arte do SESC/RO em Ji-Paraná no mesmo ano e já tem agenda marcada no mês de agosto de 2009 para o Projeto “Amazônia das Artes do SESC”, projeto este de circulação pelas capitais da Amazônia Legal.
De categoria adulta, o espetáculo possui uma qualidade artística reconhecida pela crítica e pela classe, com um texto extremamente inteligente, que proporciona um exercício ímpar para o ator, exigindo garra e disciplina, e dá oportunidade ao público de refletir não somente sobre a arte de representar e suas diversas funções, mas também sobre as questões sociais, políticas, espirituais e humanas que muitas vezes têm deixado tantos questionamentos a mercê de palavras que se perdem ao vento.

“(...) A também polivalente pernambucana Suely Rodrigues, diretora do ‘Grupo Raízes do Porto’, é atriz, autora de textos teatrais, produtora, já radicada no Estado, que tem um público cativo e lota o teatro com suas produções poéticas e politicamente engajadas, encanta com montagens simples e cheias de teatralidade. O ‘Grupo Raízes’ tem representado Rondônia em festivais nacionais e merece destaque na sua mais recente produção, o monólogo ‘Frei Molambo’, de Lourdes Ramalho, com o jovem e promissor ator Juraci Júnior”.
.
Fonte: (Jória Lima, atriz, diretora e dramaturga com formação livre e Pós-Graduada em Arte Contemporânea PUC/MINAS. SUB TEXTO, Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, n° 4, Novembro 07, Rona Editora, Belo Horizonte/MG.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: