A partir desta segunda-feira (16) o Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, inicia o processo de cadastramento dos artesãos rondonienses. A proposta é mapear a produção artesanal do estado, criar um banco de dados com registro de todos os artesãos e assim interagir com o Sistema Brasileiro do Artesanato.
“Esse cadastramento é muito importante. Os artesãos cadastrados poderão participar de feiras nacionais e internacionais, intercâmbios e dos projetos desenvolvidos pelo poder público para o seguimento, o que proporcionará a geração de emprego e renda para muitos artesãos do estado”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
O cadastro será realizado na Gerência de Cultura na sede da Secel, que fica no Prédio do Relógio, na avenida Sete de Setembro, próximo à Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Para preencher o formulário o artesão precisar levar documentos pessoais e pelo menos uma peça para comprovar o tipo de artesanato confeccionado por ele. “Buscamos os artesão que trabalham com material regional e que, com ele, criam peças inovadoras. Artesão é aquele que transforma a matéria prima em arte”, orienta Maria Dalvani de Souza, coordenadora Estadual do PAB - Programa do Artesanato Brasileiro.
O PAB é um programa subordinado ao Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior e em Rondônia desenvolvido pela Secel. “Com esses dados vamos identificar os artesãos, cooperativas e associações que produzem artesanato em Rondônia e assim diagnosticar as necessidades e potencialidades do setor para elaborar propostas de ações que promovam o desenvolvimento do setor no Estado”, acrescenta Dalvani de Souza.
Serviço: Cadastramento de Artesãos de Rondônia. Local: Secel, Prédio do Relógio na avenida Sete de Setembro, próximo a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
.
Fonte: Rondonoticias
"...e, depois daquela mangada, ela nunca mais foi a mesma..." (vera andrade)
terça-feira, 17 de março de 2009
Secel inicia cadastramento de artesãos de Rondônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com o seu verso aqui: