terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Lançamento do livro: “Estratégias de E-Mail Marketing”, com Murilo Gun, dia 06.02, na Exclusiva Livraria

Esclarecer a diferença entre o spam e o e-mail marketing legítimo é uma das propostas do livro Estratégias de E-mail Marketing – como obter resultados através do marketing direto na internet, que será lançando no dia 6 de fevereiro, na Exclusiva Livraria do Porto Velho Shopping. O lançamento será às 19h30, com entrada franca. O co-autor Murilo Gun fará uma explanação sobre o livro e estará disponível para autógrafos.
Com 201 páginas, a publicação foi escrita por Murilo Gun Araújo e Bruno Queiroz, que utilizam uma linguagem fácil e didática para apresentar o e-mail marketing em sua função principal: como uma estratégia de marketing direto capaz de proporcionar resultados palpáveis às empresas.
O livro é voltado para profissionais de marketing, de criação, de tecnologia e, sobretudo, para empresários que desejam entender como o e-mail marketing pode trazer resultados. No decorrer das páginas, são apresentados os cinco principais desafios do e-mail marketing na atualidade: como construir um mailing com consentimento dos usuários, como fazer um e-mail marketing sem fazer spam, como otimizar a entrega da mensagem ao destinatário, como diferenciar sua mensagem entre as outras e como mensurar e melhorar os resultados.
Segundo pesquisa da empresa britânica MessageLabs, que desenvolve softwares antivírus, cerca de 70% de todo o tráfego de e-mails no mundo é gerado pela prática do spam. Isso significa que mais de dois terços da capacidade dos servidores de e-mail dos provedores estão sendo ocupados para transmitir mensagens não solicitadas pelos destinatários.
As estatísticas da MessageLabs ainda mostram que cerca de 20% das mensagens bloqueadas são legítimas, prejudicando remetente e destinatário, que não conseguem realizar a troca de informações da forma desejada. Nesse cenário, o spam também se torna um problema financeiro para administradores de redes e provedores, de tal forma que o abuso dessa prática já se transformou em um problema de segurança de sistemas.
Por outro lado, o e-mail marketing tem como princípio básico o consentimento do usuário, que fornece o endereço de e-mail (opt-in) e pode rejeitar a qualquer momento a comunicação com um simples clique (opt-out). transformando-se em um canal de excelente relação custo-benefício para quem envia e para quem recebe.
Dividido em duas partes, o livro tem oito capítulos. Os quatro primeiros abordam os fundamentos do marketing direto e do e-mail marketing, como a importância da permissão do usuário, diferenciando-os da prática do spam, um problema que atormenta usuários de internet em todo mundo. Para Henrique Faulhaber, conselheiro do Comitê Gestor da Internet (www.cgi.br) e coordenador da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam), a publicação é uma importante contribuição para a difusão de informações corretas sobre o marketing pelo correio eletrônico. "O livro mostra, de forma didática, como fazer isso sem entupir a caixa postal das pessoas. Com certeza, trabalhos assim auxiliam o combate ao spam", afirma Faulhaber.
Com foco mais prático, os demais capítulos tratam sobre as estratégias para a criação e o envio da newsletter, desde o planejamento da ação, passando por objetivos de comunicação, público-alvo, layout, periodicidade, até a mensuração dos resultados esperados. A construção e a manutenção do mailing são abordadas num capítulo completo, mostrando como fazer a captação, a personalização e a segmentação, entre outras orientações. A publicação também desvenda as técnicas para melhorar o desempenho da entrega da newsletter, conhecido como entregabilidade.
Para Ricardo Almeida, especialista em planejamento para a web e autor do livro Mirando Resultados, o e-mail marketing é uma das ações de marketing mais polêmicas que existem, em função dos resultados que costuma gerar e da forma como costuma ser empregado. "Esse livro consegue extinguir a polêmica ao servir de guia para profissionais dos mais diferentes níveis, detalhando conceitos e práticas fundamentais para se otimizarem resultados", afirma Almeida.
A idéia de escrever o livro nasceu a partir do atendimento diário a clientes do Relazione, gerenciador de newsletter da Cartello (www.cartello.com.br), empresa de soluções para internet da qual Murilo Gun Araújo e Bruno Queiroz são sócios. "O livro é o resultado da experiência que acumulamos em cinco anos de atuação no mercado de e-mail marketing e foi escrito para responder as principais dúvidas de nossos clientes", afirma Murilo Gun Araújo.
Para Bruno Queiroz, a publicação é a única que aborda o e-mail marketing sob o ponto de vista do mercado brasileiro. "Diferentemente de outras publicações estrangeiras, o livro trata o tema de forma atualizada e prática'", afirma ele. Os autores, que atuam desde 1995 na internet, também são editores do blog E-mail Marketing Direto (www.emailmarketingdireto.com.br).
Estratégias de E-mail Marketing foi editado pela Brasport, editora especializada em livros sobre TI com mais de 200 títulos no mercado.
Mais informações: www.livroemailmarketing.com.br
.
Quem é Murilo Gun?
Murilo Gun é gerente de produtos da Cartello, onde é responsável pela ferramenta de e-mail marketing Relazione (www.relazione.com.br), e ministra palestras e cursos sobre marketing na internet.
Pioneiro do stand-up comedy no Nordeste. Comanda uma noite semanal de stand-up em Recife e já participou dos grupos Comédia em Pé (RJ), Tarja Branca (RJ), Clube da Comédia Stand-up (SP), Comédia ao Vivo (SP), As Comédias de Todos Nós (SP), Santa Comédia (PR), Rodízio de Humor (PR) e Cabaret do Diogo Portugal (PR).
Seus vídeos de humor no YouTube já foram vistos por 1,5 milhão de pessoas e, recentemente, participou por duas vezes do quadro "Quem chega lá" do programa Domingão do Faustão.
Aos 14 anos, Murilo ganhou o prêmio iBest com o melhor site pessoal do Brasil (sendo inclusive entrevistado no programa do Jô Soares) e aos 15 anos ganhou o bi-campeonato. Na edição seguinte do prêmio, foi convidado para fazer parte do corpo de jurados. Em 1998, aos 15 anos, recebeu a medalha de honra ao mérito José Mariano, da Câmara Municipal do Recife, sendo o mais jovem a receber tal comenda. Há mais de cinco anos, é sócio de uma empresa de desenvolvimento de soluções para Internet em Recife, mas atualmente dedica-se quase que exclusivamente ao humor.
Outras informações: 8115 0545 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br
.
Fonte: oficinadecomunicacao@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: