quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Parênteses - Soda Acústica ganha prêmio da Funarte

A banda rondoniense Soda Acústica, formada por Anderson Silva, André Torres e Rinaldo Santos, foi selecionada pelo Projeto Pixinguinha - Prêmio de Produção*. A edição 2008 do Projeto Pixinguinha traz inovações para um dos mais importantes programas de circulação de música popular do país. Até a última edição, a Funarte selecionava os artistas participantes e centralizava a produção de todos os shows. Agora, os músicos ou grupos serão contemplados com um prêmio, para produzir seus próprios espetáculos e gravar um CD.
A banda fará quatro shows no estado de Rondônia divulgando seu 1° CD de músicas autorais, com tiragem de 5000 cópias.
A Funarte vai promover oficinas de capacitação para os participantes, ministradas por especialistas nas diversas etapas de desenvolvimento dos projetos, de forma a contribuir para a profissionalização do setor.
Segundo o diretor de Música da Funarte, Pedro Müller, com o novo formato, a instituição pretende não somente fomentar a produção artística, mas também estimular toda a cadeia produtiva da música. "No ano passado, a edição comemorativa de 30 anos do Projeto fechou um ciclo e agora estamos iniciando outro. Artistas, produtores, técnicos e demais profissionais da área podem produzir seus próprios trabalhos, em todo o território nacional. Ao conferir mais autonomia ao artista, o Pixinguinha se adapta às novas formas de produção de música no Brasil", define.
Muitos artistas que hoje integram o primeiro time da música brasileira, como Djavan, Zé Ramalho e Adriana Calcanhotto, começaram a ganhar projeção nacional a partir de suas participações no Projeto Pixinguinha, desde que o programa foi criado, em 1977. Cartola e Elizeth Cardoso são alguns dos artistas que, já consagrados, também subiram ao palco do Projeto. Interrompido em 1998, o Pixinguinha foi retomado em 2004, com patrocínio da Petrobras, reunindo até o ano passado um público aproximado de 250 mil pessoas.
.
Fonte: Assessoria
Foto: Edna Samáira
.
* Do nosso Estado, além da Soda Acústica, foi contemplada também a Banda Kilowatts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: