quarta-feira, 26 de novembro de 2008

UNIR homenageia 100º aniversário do pensador francês Claude Lévi-Strauss

O Departamento de Sociologia e Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará nesta quinta-feira (27), das 15h30 às 22h, no Auditório da UNIR-Centro, dois debates, os quais integram uma série de homenagens que estão sendo celebradas no Brasil e em diversos países, os 100 anos do pensador francês Claude Lévi-Strauss. A informação é da coordenadora do evento, Daniele da Silva Maia (Ciências Sociais), acrescentando que, sem qualquer ônus financeiro e com direito a certificado, os interessados poderão se inscrever a partir das 15h, no local do evento.
A programação consta, segundo o acadêmico de Ciências Sociais Fábio Isaque Siena (um dos organizadores), de uma mesa redonda sobre o tema “Claude Lévi-Strauss, Vida e Obra”, prevista para iniciar às 15h30, tendo como debatedores os professores da UNIR Edinaldo Bezerra, do Departamento de História, Arneide Cemin, do Departamento de Filosofia e Sociologia, e Wany Sampaio, do Departamento de Línguas Vernáculas.
Após um lanche que será servido às 18h30, terá início, a partir das 19h, a exibição de um filme-documentário sobre o pensador - que é considerado o pai do estruturalismo -, seguido de debate conduzido pelos professores Ari Ott e Solano Lopez, além do curador do Festcine Amazônia Jurandir Costa e o jornalista Paulo Queiroz.
Para o professor da UNIR Ari Ott, que é doutor em Antropologia, a comunidade acadêmica local não poderia jamais deixar de juntar-se às homenagens deste centenário, porque foi em terras rondonienses (Pimenta Bueno) que, ao liderar a expedição a Serra do Norte (MT), em 1938, que Lévi-Strauss realizou as pesquisas que iriam torna-se a base para sua obra mais famosa – o livro “Tristes Trópicos” – e referência para a construção de todos o seu trabalho intelectual.
Conhecido no mundo inteiro como um dos maiores pensadores do Século XX, Claude Lévi-Strauss completa 100 anos nesta sexta-feira (28), em Paris, onde desenvolveu seus trabalhos mais importantes e reside até hoje.

Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: