domingo, 16 de novembro de 2008

Sempre um Papo lança livro sobre bastidores da cena cultural, dia 19.11, no Sesc Esplanada

No dia 19 de novembro, quarta-feira, às 19h30, no Audicine do Sesc Esplanada, o produtor e gestor cultural mineiro, Romulo Avelar, lança em Porto Velho o seu primeiro livro “O Avesso da Cena – notas sobre produção e gestão cultural”.
O evento faz parte do projeto Sempre um Papo, e tem o patrocínio da Brasil Telecom, Faculdade São Lucas e Sesc, com apoio da Exclusiva Livraria e Online Clipping. Informações: 8115 0545 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br
Editado pelo selo DUO Editorial e viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o livro é resultado da longa trajetória de Romulo Avelar no campo cultural e de suas entrevistas com 53 renomados produtores, gestores, artistas, jornalistas e promotores culturais brasileiros.
O texto aborda as questões técnicas, administrativas, financeiras e políticas que permeiam e oferecem suporte à cena cultural. Nas palavras do autor, o livro apresenta “Um mundo distante das luzes dos refletores, mas cuja compreensão se revela cada vez mais determinante para a profissionalização num setor que se expande em velocidade acelerada”.
Segundo Avelar, o público que vê um espetáculo não imagina a infinidade de providências que precisam ser tomadas nos bastidores, antes, durante e depois daquele breve período em que o artista está em cena. Para que um espetáculo aconteça, “uma legião de anônimos trabalha arduamente para que tudo esteja pronto e perfeito no momento da abertura das portas ao público”, afirma. “Este é o avesso da cena”, completa.
O prefácio, assinado pela secretária de cultura do Estado de Minas Gerais, Eleonora Santa Rosa, ressalta a importância do livro, que vem qualificar a bibliografia específica para a cultura e contribuir para a consolidação da profissão do gestor cultural e o amadurecimento do setor.
O Avesso da Cena é destinado aos estudantes dos cursos de produção e gestão cultural, aos artistas e produtores, aos gestores de instituições culturais públicas e privadas e de organizações sem fins lucrativos, bem como aos alunos e profissionais de campos como administração, marketing e comunicação.
Quem é Romulo Avelar ?
Administrador formado pelas Faculdades Promove de Belo Horizonte. Produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Estudou na Ecoar, a primeira escola de produção cultural criada no país, em 1990, no Rio de Janeiro. Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como superintendente de cultura de Contagem – MG, diretor de promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de Belo Horizonte, assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Desde 1998, tem ministrado cursos nas áreas de produção, gestão, planejamento e marketing cultural, em várias cidades brasileiras. Atualmente, trabalha como assessor de planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco.

LANÇAMENTO LIVRO
Evento: Lançamento do livro “O Avesso da Cena – notas sobre produção e gestão cultural”, de Romulo Avelar (Duo Editorial, 490 pgs, Preço sugerido: R$58,00)
Data: 19 de novembro, quarta-feira.
Horário: 19h30
Local: AudiCine do Sesc Esplanada
Informações: 8115 0545 – oficinadecomunicacao@yahoo.com.br
.
Fonte: Fred Perillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: