sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Parênteses - Dia Nacional do Doador Voluntário



Com o objetivo de conscientizar, aumentar o número de doadores e o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), o governo de Estado convida os doadores voluntários de sangue para participar, na próxima terça-feira (25), do Dia Nacional do Doador Voluntário.
A campanha, que tem o slogan “A Vida Nasce Todo Dia, Doe Sangue”, fará coletas durante todo o dia na sede da fundação, em Porto Velho. Para homenagear os doadores, será oferecido um lanche especial e distribuição de brindes.
“O objetivo da administração estadual é conscientizar o maior número de pessoas, sobre a importância de ser um doador voluntário e os benefícios, coletivo e individual, da atitude. Também queremos celebrar e estimular o ato voluntário, principal responsável pela manutenção do estoque de sangue da rede estadual de saúde”, destacou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Processo rigoroso de controle e qualidade toda doação segue um processo rigoroso de controle e qualidade. O material utilizado é todo descartável e não apresenta risco de se contrair doenças ao doar sangue. O processo de doação de sangue dura cerca de uma hora e meia.
Antes, o candidato é submetido a um teste de anemia, avaliação cardiológica, pressão arterial e a um questionário sobre a sua saúde e seu comportamento. Depois, o sangue é testado para diversas doenças infecciosas transmissíveis: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV e Sífilis.
Mitos e lendas sobre a doação de sangue - Segundo o presidente da Fhemeron, José Martins, qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 65 anos de idade e pesando mais de 50 kg, pode ser um doador. “É importante também que se quebrem alguns mitos e lendas sobre a doação de sangue. O volume a ser doado não prejudica o doador. Doar não engrossa nem afina o sangue; não se ganha nem perde peso. As mulheres também podem doar mesmo no período menstrual e principalmente, quem doa, não corre nenhum risco de contrair doenças".
19 agências transfusionais e 07 unidades de coleta e transfusãoA fundação atua em Rondônia com 19 agências transfusionais e 07 unidades de coleta e transfusão. “O Estado oferece ainda duas unidades móveis de atendimento. Cada ônibus conta com duas cadeiras de coleta, com capacidade para fazer 08 coletas/hora e condições para o armazenamento do sangue. Os veículos são totalmente climatizados, possuem gerador de energia e reservatório de água”, completou o presidente da Fhemeron, José Martins.

.
Fonte: www.rondonia.ro.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: