quinta-feira, 31 de maio de 2012

Casa da Juventude oferece vagas para curso de dança para cadeirantes

A prefeitura de Porto Velho, através da Casa da Juventude, oferece mais uma atividade em beneficio da população, um curso de dança contemporânea, que visa atender somente cadeirantes. De acordo com a coordenadora pedagógica, Liliane Oliveira, a inclusão de cadeirantes é mais uma vitória da Casa da Juventude. “Os benefícios da prática da dança são indiscutíveis, independente de portarem deficiências ou não. E a dança também pode ser considerada um meio terapêutico. Ela é uma forma de fugir dos limites impostos pela vida e trazer a autoestima. É um direito de acesso à arte, como prática de atividade física e exercício de cidadania”, disse ela.

Segundo a coordenadora, as inscrições iniciaram na quarta-feira (30/05).Estamos oferecendo inicialmente 15 vagas. A dança será ministrada pelo professor Renan Marques que se especializou em dança para cadeirantes na cidade de Cuiabá”, explicou Liliane.
Requisitos
A pedagoga acrescentou ainda que os cadeirantes só precisarão de um acompanhante que também saiba manusear cadeira de roda. “O curso não exige idade teremos crianças e adultos, nossas aulas serão ministrada toda sexta-feira, no período da tarde”, explicou Liliane. Ela pede ainda que as associações de portadores de LIdeficiências físicas para procurarem a Casa da Juventude, localizada na Avenida Mamoré, bairro Tancredo Neves, Zona Leste da capital. Mais informações pelo telefone 3901 2892.
Dança sobre rodas
A dança sobre rodas surgiu nos Estados Unidos e ganhou o mundo como forma de terapia para deficientes físicos. Ao som de ritmos latino e música clássica os fundamentos trabalhados são equilíbrio, expressão, posicionamento, musicalidade, postura, respiração e coordenação motora, contribuindo assim para maior autonomia do cadeirante. Diversos grupos pelo Brasil se apresentam emocionando plateias. Eles mesmos sabem dos grandes benefícios que a prática da dança traz, sendo, inclusive, uma etapa do tratamento terapêutico de alguns provando que barreiras e preconceitos são feitos para serem superados com determinação e força de vontade.
_____________
Por: Janiele Viana
Fotos: Frank Néry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: