sexta-feira, 8 de março de 2013

Encontro de Caravanas Teatrais: 3 espetáculos na EFMM neste sábado



Neste sábado (09) a Arena Madeira Mamoré da Estrada de Ferro Madeira Mamoré será palco para o encontro de duas Caravanas Teatrais de grupos da Região Norte em circulação pelo Brasil, que farão três apresentações para celebrar o acontecimento da melhor forma.

A “Caravana Nas Trilhas de Rondon – 100 anos de história”, realizada pelo grupo portovelhense O Imaginário, teve início no dia 13 de Fevereiro e percorreu mais de 3 mil km, 2 Estados (RO e MT), 2 Capitais, 17 Cidades, apresentando espetáculos, intervenções, ministrando oficinas, convivências e trocas com outros grupos. Já o grupo acreano Visse e Versa de ação cênica iniciou um “Circuito Teatral” que vai levar seu espetáculo Comédia Del’Acre a 13 cidades, atravessando o Brasil de Noroeste ao Nordeste.

O ator e diretor Chicão Santos fala do sucesso e descreve: “Fizemos o caminho inverso que o Rondon fez, no início do século XX. Foram mais de 20 dias, mais de 12 mil pessoas pelas trilhas rumo a Chapada dos Guimarães, levando apresentações, oficinas e intervindo na vida das cidades e do seu público, superamos todas as metas e ampliamos o diálogo sobre as artes públicas e a cena contemporânea”.


Para Lenine Alencar, da Cia. Visse e Versa, levar um espetáculo e artistas acreanos para se apresentar em outros estados é uma oportunidade de crescimento única. "É importante para divulgar a produção teatral do estado do Acre, bem como, promover o intercâmbio de nossos artistas com as mais diferentes culturas, processos criativos e atividades continuadas de grupos", ressalta.

O encontro foi idealizado pelos grupos O Imaginário (RO) e Cia. Visse e Versa de Ação Cênica (AC), e os projetos receberam o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Funarte, através do Prêmio Myriam Muniz de Fomento ao Teatro.

A programação
A programação desse encontro começa às 19 horas e conta com 3 espetáculos que vão da comédia ao drama, abordando a história do teatro e também a saga dos trabalhadores na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

19 horas - Psiu! O Quarteto Vem Aí! - O Imaginário
As aventuras de um “quarteto de quatro palhaços”: Pipoca, Sardinha, Spoleto e Soneca mostrando suas habilidades e brincadeiras, trazendo à cena a comédia circense.

20 horas - A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado - O Imaginário
Espetáculo que estreou em 2012 no V Festival Amazônia Encena na Rua, conta a história dos trabalhadores de várias nacionalidades que viveram e morreram durante a construção da EFMM.

20 horas - Comédia Del’Acre - Cia. Visse e Versa
Aborda a história do teatro desde o teatro grego clássico de autores como Sófocles e Aristófanes, passando pelo dramaturgo inglês William Shakespeare e culminando na obra de autores brasileiros modernos como Nelson Rodrigues e João Cabral de Melo Neto. As obras servem como pano de fundo para que temas como violência contra a mulher e a questão agrária possam ser apresentados de forma lúdica e acessível ao público.


_______________________________________
Fonte: Tapiri - O Imaginário 
Telefone: 3043 1419
Twitter: @oimaginario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: