quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Espetáculo A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado nesta quarta e quinta na EFMM



A peça marca o início da Caravana teatral que vai levar espetáculos e oficinas a 17 cidades de Rondônia e Mato Grosso


Nas Trilhas de Rondon - 100 Anos de História é o nome da caravana teatral que se inicia nesta quarta-feira (13) em Porto Velho, realizada pelo grupo O Imaginário. A abertura será às 20h na Arena Madeira Mamoré, com a peça A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado, que conta a história dos milhares de heróis anônimos que iniciaram a construção da Ferrovia Madeira Mamoré, numa terra desconhecida e selvagem, com doenças tropicais que o mundo não conhecia. A peça estreou ano passado no V Festival Amazônia Encena na Rua e será apresentada também na quinta-feira às 20h. 

O município de Candeias do Jamari também vai receber o espetáculo, no dia 15 às 20h, na quadra da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade. É a primeira vez que o grupo O Imaginário se apresenta na cidade. No sábado, é a vez de Itapuã do Oeste, às 16h na praça central, e no domingo, duas apresentações em Ariquemes, às 16 e 20h na Praça da Vitória. No dia 18 a caravana continua pelo interior do Estado, apresentando-se nas cidades ao longo da BR 364, passando por Cuiabá e chegando na Chapada dos Guimarães no dia 02 de março. Além de A Ferrovia dos Invisíveis, dois outros espetáculos do repertório do grupo fazem parte da caravana: Memórias de Guerra e Psiu, o Quarteto Vem Aí!. 



Ao inscrever o projeto no Edital Funarte Myriam Muniz de Fomento ao Teatro de 2012, o grupo O Imaginário fez uma homenagem a dois momentos importantes para a história de Rondônia: a inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que completou cem anos em 2012, e as expedições lideradas pelo Marechal Rondon para a instalação de linhas telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas, na mesma época em que a EFMM era construída. Em homenagem a ele, em 1956 o então Território Federal do Guaporé passou a se chamar Rondônia.

"É um momento muito especial do teatro e da nossa atuação no cenário amazônico, discutir o nosso fazer teatro e ao mesmo tempo vincular nossas ações com o passado, com a história e as lutas da chamada ocupação da Amazônia”, explica o produtor Chicão Santos. “São os caminhos, os encantos, as metáforas que nos impulsionam a deslizar por essas trilhas e estabelecer uma comunicação real com as pessoas ao longo das estradas, dos rios e das matas."

Nas Trilhas de Rondon - 100 Anos de História é uma oportunidade para mostrar, aprender, fazer e discutir a arte pública, o teatro de rua e a cena contemporânea. A programação completa da caravana, com horários e locais das apresentações em todas as cidades, pode ser acessada no site www.oimaginarioro.com.br.


______________________________________
Tapiri - O Imaginário 
Telefone: 3043 1419
Twitter: @oimaginario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: