quarta-feira, 9 de maio de 2012

Prefeitura organiza a sua participação na 10ª Semana Nacional do Museu

A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Fundação Cultural Iaripuna e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza de 14 a 20 de maio, no museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a 10ª Semana Nacional do Museu. Sob o tema “Museus em um Mundo em Transformação – Novos Desafios, Novas Inspirações”, será desenvolvida uma série de atividades em todos os municípios que contam com um museu e em cada local as atividades são trazidas para a realidade local.
semanamuseusa
Na capital todos os temas da Semana do Museu serão alusivos ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Este é o segundo ano que a prefeitura de Porto Velho participa da Semana Cultural de Museus de acordo com o chefe da Divisão do Patrimônio Histórico da Fundação Iaripuna, Carlos Macedo (Mado), o resultado foi muito positivo: “Ano passado participamos da Semana do museu e foi uma experiência bastante interessante e por isso a prefeitura resolveu participar novamente e especialmente porque este ano semanamuseusque para nós é muito significativo por ser o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, diz Mado.

Mado salienta ainda que todas as atrações serão regidas por artista, escritores e historiadores locais, pessoas que são filhos da terra e que conhecem com propriedade a nossa história. “As pessoas precisam aprender que o museu não é só um patrimônio material mas também imaterial, que conta como somos como surgiu e como se dá até hoje a nossa história, nós somos museus vivos, somos a cultura e história do nosso município e estado” diz Mado.

Programaçãosemanamuseua
No dia 14 das 8h às 12h, acontece a abertura oficial do evento, sob o tema “Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória”, com palestra da escritora Yêdda Borzacov que na ocasião ira promover o lançamento do catálogo Acervo do Museu Ferroviário contendo senabanyseysa copiarfotos e a história da criação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, patrimônio histórico de nossa gente.

Durante toda a semana do evento a população poderá prestigiar todas as manhãs palestras, exibição de filmes e documentários, exposições fotográficas, música, poesia, mesas de diálogo e visita guiada ao museu que guarda parte da história do município de Porto Velho e do estado de Rondônia.
O encerramento da Semana Cultural será no dia 20 de maio com palestra do presidente da Funcultural, Altair dos Santos, apreciação do pôr do sol no rio Madeira e apresentações culturais.

___________
Por Edina Silca
Fotos: Quintela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: