quarta-feira, 16 de maio de 2012

Palestras e exposição resgatam acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Durante toda a semana a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) estará recebendo a visita de centenas de pessoas em busca de conhecer mais sobre a história da criação de Porto Velho, através da semana nacional do museu promovida pela Fundação Iaripuna em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBM). Segundo a técnica da Fundação Iaripuna, Antonísia Lima, a ação tem como finalidade fazer resgate da memória do acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). “Esta mobilização antoniaé nacional e ocorre em todas as cidades onde existe um museu. São 132 cidades no total que abriram suas portas para lembrar sua história”, disse Antonísia.

Palestras
Nesta terça-feira, (15/05), foi realizado um diálogo com o tema: ”Centenário, Acervo e Memória”, sob o comando dos palestrantes Giovane Barcelos, que é professor da Universidade Rondônia – UNIR, e arquiteto, e o historiador Edinaldo Bezerra. Os alunos da escola Castelo Branco participaram das palestras e interagiram entre perguntas e respostas.
O professor Giovane atoniotaBarcelos disse ter ficado feliz com o convite da fundação. “Tive a oportunidade de falar aos visitantes sobre os recursos e a reforma que o museu está recebendo que envolve também a Estrada de Ferro” explicou palestrante.
antoniad
Visitas
A semana do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, terá visitas dos alunos das escolas Maria Isaura, Juscelino Kubitschek, Carmela Dutra e outras que já estão se mobilizando para a visitação que é guiada por servidores da Fundação Iaripuna e demais guias.

Exposição
Além do acervo, o museu expõe fotos da construção da Ferrovia e obras do artista plástico de Porto velho, Assis Shathobriand.

_____________
Por: Janiele Viana
Fotos: Frank Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: