segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jornada Literária reúne autores de vários estados no SESC RO


Palestras, oficinas, mesa redonda, recital, conferências e minicursos são as principais atrações da Semana Literária
O SESC Rondônia realiza, entre os dias 28 de maio e 03 de junho a VIII edição da Jornada Literária com a temática “A poesia e o Poeta: Veredas contemporâneas”. O evento vai ocorrer na unidade do SESC Esplanada em Porto Velho e vai reunir escritores de vários estados do país. Durante a semana de estudos literários os inscritos vão poder participar de palestras, oficinas, mesa redonda, recital poético, conferências e minicursos (baixe aqui a programação completa).
A abertura oficial será na segunda-feira (28), às 14h no Teatro 1 do SESC Esplanada, com a palestra “Poesia, realidade e imaginário”, na obra de Paes Loureiro, Thiago de Mello e Élson Farias, ministrada pelo poeta Tenório Telles, do Amazonas. Às 14h30 o professor Me. João Pedro, do Rio de Janeiro, vai apresentar uma performance poética (poesia teatralizada). Para finalizar o primeiro dia de Jornada os professores Tenório e João Pedro vão ministrar oficinas no Audicine e no Teatro 1.
A Semana literária segue até domingo (03) com várias atrações. Além de literatura, o público vai assistir ao show do cantor rondoniense, Bado, e à exposição de filmes e documentários sobre linguagens artísticas.
As inscrições podem ser realizadas na Coordenação de Cultura, localizada no SESC Esplanada, Av. Presidente Dutra, 4175, Bairro Olaria. Para mais informações (69) 3229-5882 / ramal 238 e 239.
Jornada e Prêmio de Poesia
A Jornada Literária é um projeto tradicional no SESC que reúne artistas do universo literário para a troca de conhecimentos sobre as principais linguagens e processos metafóricos da literatura brasileira e regional.
A coordenadora do projeto, Gleicyane Vieira, acredita que a Jornada vai ajudar a promover novos escritores em Rondônia. “O evento vai ser uma grande oportunidade para futuros escritores. Na Jornada, eles vão ter a oportunidade de conhecer novas formas de produção literária e treinar suas habilidades com a poesia, o conto ou a narração”, explicou.
Gleicyane também apontou que a VIII Jornada Literária vai ser o ensejo para os interessados em participar do II Prêmio SESC de Poesia, com inscrições abertas até o dia 15 de junho. “Considerando que o evento proporcionar uma gama de conhecimento sobre literatura e linguagem, esta pode ser a última oportunidade para aqueles que ainda não inscreveram a sua poesia em uma das principais premiações do SESC”, ressaltou.
O presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC, Raniey Coelho, acredita que o projeto, além de promover o enriquecimento do cenário literário de Rondônia, vai destacar novos escritores. “Nossa região precisa mostrar seus representantes no universo literário. Na edição passada do Prêmio de Poesia, realizado pelo SESC, descobrimos que temos autores de grande potencial em nossa região. Eventos como a Jornada Literária vai, com toda a certeza, ser mais uma oportunidade do SESC destacar escritores no cenário nacional”, pontuou Coelho.

______________________________________________
Fonte: Seção de Divulgação SESC Rondônia
Jornalista responsável: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Estagiário de Comunicação: Gustavo Ieladian
Contato: (69) 3229-5882 (ramal 208)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: