terça-feira, 20 de março de 2012

Portugal discute as lutas na Amazônia


Parceria com Universidade de Coimbra exibe Festcineamazônia Itinerante

Poucos meses antes de a ONU – Organização das Nações Unidas reunir as maiores lideranças globais na Rio+20, a tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, vai sediar um grande encontro sobre a Amazônia, antecipando temas que serão objeto da conferência no Brasil. De 25 o 28 de março, "Lutas pela Amazônia no Inicio do Milênio: Colóquio Internacional" discutirá os desafios da Amazônia no século XXI. Na abertura, serão exibidos documentários sobre a Amazônia, em uma mostra organizada pelo Festcineamazônia, seguida por mesas coordenadas pelo economista e professor catedrático da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos.

Filmes
O Festcineamazonia é um festival de cinema ambiental que ocorre em Rondônia e foi responsável pela curadoria dos filmes que abrem o colóquio. Entre os destaques, estão o premiado documentário "Corumbiara", de Vicente Carelli, que conta o genocídio dos índios em Rondônia; "Toxic Amazon", de Felipe Milanez e Bernardo Loyola, sobre o assassinato do casal de ambientalistas no Pará, José Cláudio e Maria, ocorrido em maio de 2011; e uma apresentação do poeta e cantor de Roraima, Eliakin Rufino.
Essa é a terceira vez que o Festcineamazônia se apresenta em Portugal. Nas outras oportunidades, além de Coimbra, foi também exibido na cidade histórica de Évora. Este ano, depois de Portugal, o festival seguirá para Angola e Cabo Verde.

Rufino e Milanez vão acompanhar o encontro. O diretor do documentário sobre os assassinatos na Amazônia, Felipe Milanez, é convidado especial pela Universidade de Coimbra, e fará uma exposição sobre a questão da violência na região, tema que também é objeto de debates nas mesas do colóquio.

A equipe do Festcineamazônia produzirá um filme sobre a herança lusitana e africana no Brasil, conduzido pelo poeta e cantor Eliakin Rufino. Além disso, será exibido o documentário produzido pela equipe do Festcineamazônia "Nada é Longe", com locações em Portugal, Cabo Verde e as capitais da região norte brasileira. "É um gesto de "devolução, de voltar aos lugares onde foi exibido o festival e exibir o que o festival registrou", conta Jurandir Costa, um dos organizadores.


Debates
Nas mesas de debates, serão discutidos diferentes aspectos da Amazônia hoje, como "Amazônia e a geopolítica num mundo globalizado"; e "Amazônia e o desenvolvimento sustentável: Rio 92 e Rio 92 +20", que contará com a presença de José Augusto Pádua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Violeta Loureiro, da Universidade Federal do Pará.
O Festcineamazônia® Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Universidade de Coimbra, CES – Centro de Estudos Sociais.

________________
Fonte: Solano Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: