segunda-feira, 19 de março de 2012

Manaus será sede da 1ª Bienal do Livro na região Norte

De 27 de abril a 6 de maio Manaus será a capital literária do Brasil ao receber sua primeira edição da Bienal do Livro. O evento, que integra o programa ‘Mania de Ler' do Governo do Estado do Amazonas, acontecerá no Studio 5 - Centro de Convenções, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura do Amazonas (SEC), apoio institucional do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), apoio cultural da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC) e organização da Fagga | GL exhibitions.

São esperados 200 mil visitantes, que vão conferir em dez dias de evento 60 expositores e 40 autores convidados.

A capital do Amazonas será a quinta cidade no País a sediar um evento deste porte e a primeira na região Norte. A Bienal do Livro teve início no Rio de Janeiro em 1985. E, de lá para cá, foram 15 edições cariocas, 10 edições na Bahia, duas edições em Minas Gerais e uma no Paraná, em 2010.

A Bienal do Livro Amazonas abrirá suas portas na sexta-feira, dia 27 de abril, a partir das 12h. O horário de funcionamento será das 10h às 22h. Os ingressos custarão R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia-entrada para estudantes e idosos).

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Além de concentrar em um mesmo ambiente, livrarias, editoras e distribuidoras que comercializam seus títulos diretamente ao público nos estandes, a Bienal do Livro oferece uma vasta programação cultural.

Para esta edição no Amazonas, os espaços serão distribuídos entre: Tacacá Literário, Livro Encantado, Floresta de Livros e Território Livre. Neles, os visitantes terão acesso aos convidados, lançamentos e debates, todos voltados à literatura.

Tacacá Literário - Vai proporcionar o contato do público com grandes autores jornalistas e personalidades em bate-papos informais. Serão 18 sessões que terão como temas como bibliografia, literatura brasileira e poesia e muito mais.

Livro Encenado - Será realizado em cinco sessões e trará atores convidados que apresentarão leituras dramatizadas de textos clássicos das mais importantes obras da literatura nacional.

Floresta de Livro - O ambiente reserva espaço para contadores de histórias e outras atrações divertidas e lúdicas para atrair o pequeno visitante.

Território Livre - Espaço de intercâmbio de ideias e troca de experiência. Em formato de arena e em 10 sessões, será propício para conversas com escritores e personalidades sobre os temas que são referências para o público jovem.

VISITAÇÃO ESCOLAR
A "Visitação Escolar" é um programa realizado em todas as edições da Bienal do Livro e destinado a alunos de escolas públicas estaduais e privadas nas idades de 7 a 17 anos.

As inscrições começam no dia 12 de março, através do site oficial da Bienal do Livro Amazonas (www.bienaldolivroamazonas.com.br). As visitações acontecerão no dia 27 de abril, das 13h às 17h, e nos dias 30 de abril, 2, 3 e 4 de maio, das 10h às 17h.

O processo de inscrição acontecerá em duas etapas: Pré-Cadastramento e Agendamento. No pré-Cadastramento, a escola preenche o formulário de inscrição disponível no site do evento. Em até sete dias úteis após o recebimento do formulário de inscrição, a Organização valida o Pré-Cadastro (de acordo com disponibilidade de vagas).

Com pré-Cadastro validado, a escola recebe no endereço de e-mail informado no formulário os dados de Login e Senha para iniciar a próxima etapa - o Agendamento de sua escola, quando indica o dia e horário que deseja ir ao evento.

Professores e Bibliotecários também terão acesso gratuito à Bienal do Livro Amazonas. O objetivo é proporcionar a estes profissionais matéria-prima que possa ser utilizada na oportunidade de dinamizar as aulas e incentivar o hábito da leitura nos alunos, propiciando um contato mais íntimo com o livro fora do ambiente escolar.

SERVIÇO:
O QUE: 1ª Bienal do Livro Amazonas
QUANDO: de 27 de abril a 6 de maio
HORÁRIO: 10h às 22h (com exceção do dia 27, quando abrirá as portas a partir das 12h)
ONDE: Studio 5 Centro de Convenções (Av. Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial)

Contatos Assessoria de Imprensa:
Press Comunicação Estratégica
(92) 3584-1444 / 3584-0556
Betsy Bell (92) 9978-3064
Loredana Kotinski (92) 9986-4064
Marcelo Brasil (92) 9249-8346

_____________________
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: