quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Receitas e expressões culinárias regionais são temas de livro organizado por projeto de pesquisa da UNIR

Clique na imagem para melhor visualizá-la.

Nesta quinta-feira, 22, às 19h30, no Pezzini Eventos (Rua Almirante Barroso, 2473 – N. Srª. Das Graças) será realizado o lançamento do livro “Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os Ribeirinhos”, uma iniciativa do Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem – GEAL/UNIR e Projeto Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia-ALFAM/UNIR, com patrocínio do Banco da Amazônia-BASA e da Energia Sustentável do Brasil-ESBR.

Organizado pelas professoras Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Neusa dos Santos Tezzari, Iracema Gabler e pela bibliotecária Glória Valladares Granjeiro, o livro é resultado de pesquisa realizada por alunos e professores pesquisadores do grupo GEAL e ALFAM/UNIR nas comunidades de São Sebastião (margem esquerda do Rio Madeira), do Teotônio e do Bairro Triângulo e consiste em uma coletânea de receitas culinárias regionais escritas por crianças e adultos das comunidades.

Além das receitas, o livro contém fotos dos ingredientes e pratos preparados e notas explicativas de termos característicos da nossa gastronomia. “Este livro é resultado do nosso trabalho nas comunidades ribeirinhas e uma forma de resgatar e valorizar a memória e identidade cultural dessas comunidades”, afirma Nair Gurgel.

O Grupo de Estudos Integrados de Aquisição da Linguagem – GEAL/UNIR e Projeto Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia-ALFAM/UNIR são formados por alunos, ex-alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia-UNIR e desenvolvem pesquisas e atividades sobre linguagem, educação, formação de leitores e multiculturalismo, dentre outros, em comunidades ribeirinhas da cidade de Porto Velho.

SERVIÇO:
Lançamento do livro: “Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os Ribeirinhos”.
Organização: Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Neusa dos Santos Tezzari, Iracema Gabler e Glória Valladares Granjeiro
Quando: quinta-feira, 22 de dezembro
Horário: 19h30
Onde: Pezzini Eventos
Endereço: Rua Almirante Barroso, 2473 – Bairro Nossa Srª. Das Graças. Entre as ruas Elias Gorayeb e Rafael Vaz e Silva
Informações: 9981-8660
Vendas no local do evento.

__________________________
Fonte: Assessoria GEAL/ALFAM










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: