domingo, 4 de dezembro de 2011

Exposição de presépios aberta à visitação a partir deste domingo na EFMM

A Prefeitura de Porto Velho inovou este ano, o projeto Natal de Todos, que tem como coordenadora a primeira-dama Lucilene Peixoto. Além das atividades tradicionais, como a decoração e iluminação natalinas, a chegada do Papai Noel, distribuição de presentes e a Cantata natalina que acontece sempre no segundo domingo de dezembro, este ano a prefeitura vai expor dez presépios especiais, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O local escolhido, segundo Lucilene Peixoto, é para lembrar do inicio da criação da cidade. “Esta escolha pela Estrada de Ferro Madeira Mamoré, para a exposição destes cenários, se deve à própria história de Porto Velho que se iniciou naquele local e assim como o nascimento de Jesus, representa a vida, a esperança, a luz, o início”, explicou.

As peças foram produzidas por artesãos locais, todos da Associação São Tiago, na zona Leste de Porto Velho. Foram utilizados tecidos, argila, palha, tela e gesso. Os cenários contam a história do nascimento de Jesus com algumas peculiaridades. “ Uma forma de lembrar este momento cristão tão especial, e de homenagear nossos povos e nossa Amazônia”, contou a primeira. Os presépios contam com a presença de animais, florestas, povos indígenas e andinos e figuras tradicionais como os Reis Magos, Maria e José.

História
Presépio é uma referência Cristã que remete ao nascimento de Jesus Cristo. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para se abrigar, José e Maria que se encontravam em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, tiveram que pernoitar numa cabana, onde Jesus nasceu numa manjedoura. Os três Reis Magos Melchior da Pérsia, Gaspar da Índia e Baltazar da Arábia, vieram do oriente, guiados pela Estrela de Belém.

O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223 na Floresta de Greccio, para melhor explicar o Natal aos camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres durante o Renascimento. A partir do Século XVIII o costume se disseminou pelo mundo.

A exposição
Presépio de Tela e Tecido
Feito em tela revestido com tecidos Au-a-ia, (tecido típico da America latina), apresenta o Menino Jesus, Maria, José, Manjedoura, Estrela de Belém e os Reis Magos trazendo mirra, ouro e incenso.

Presépio de Algodão
Mostra o início da história do nascimento do Menino Jesus e a Anunciação. Os dos personagens serem feitos de algodão, manta acrílica, papel e isopor.

Presépio Siciliano
Origina-se na cidade de Caltagirone, sul da Itália, onde tradicionalmente são montados maravilhosos presépios no centro histórico Carugi. O Presépio apresenta o curral, e manjedoura forrada de palhas. Todos os personagens do Presépio são feitos de cerâmica e vieram de Caltagirone - Sicilia - Itália.

Presépio das Profissões
Feitas de argila, as peças representam o nascimento do menino Jesus entre os seringueiros, pescadores, agricultores, lavadeiras, donas de casa, criadores, jardineiros, etc. e a visita dos Três Reis Magos e homens do campo que oferecem como presentes parte de suas produções.

Presépio das Sete Maravilhas de Porto Velho
Concebido a partir do orgulho de ser rondoniense, o presépio apresenta os símbolos que marcam a história da capital rumo ao seu centenário. Como: O Trem, Os galpões e a Estrada de Ferro Madeira Mamoré; As Três Caixas d'Água- Conhecidas como As Três Marias; O Prédio do Relógio; O Rio Madeira; O Mercado Cultural e a Catedral Sagrado Coração de Jesus.

Presépio Amazônico
Representa o nascimento de Jesus ambientado na Floresta Amazônica em uma aldeia indígena. Presença forte de elementos naturais como cachoeiras, animais e a floresta. Os presentes oferecidos pelos Reis Magos, nesse presépio, são o PEIXE, a FRUTA e a CAÇA. Dá para observar a vida e o cotidiano do povoado indígena, seus trabalhos e tradições, como a caça, a pesca, a dança. Numa das cenas nota-se a luta de dois jovens indígenas, acompanhada pelo índio mais velho da tribo. Outro detalhe importante é o mito da serpente gigante (sucuri) que trava uma luta com um indígena.

Presépio Latino Americano
Conta o nascimento de Jesus num povoado Andino. Destacam-se as cores fortes e vivas que transmitem a alegria de um povo Inca. Outro destaque é a Porta do Sol (Puerta del Sol). Localizada em Tiwanaku, na Bolívia, conhecida como um exemplo do alto grau de perfeição alcançada pela cultura pré-colombiana na América do Sul.

Presépio de Gesso
Com características tradicionais, todas sãs peças são feitas em gesso, valorizadas pelas luzes coloridas que contam o nascimento de Jesus em uma gruta com a visitação dos Reis Magos, pastores, tocadores que contemplam o seu nascimento.

Presépio das Sete Maravilhas do Mundo Moderno
Inspirado nas Sete Maravilhas do mundo moderno, o presépio apresenta: A Muralha da China - Simboliza a perseverança, persistência; Petra (Pedra, Rocha), cidade esculpida na rocha, na Jordânia - Simboliza a Engenharia, proteção; O Cristo Redentor - Simboliza as Boas-vindas, abertura; Machu Picchu, a montanha, localizada em Cuzco, no Peru - Simboliza a Comunidade, dedicação. Chiechén Itzá, as pirâmides de Yucatán, no México - Simboliza a Adoração, conhecimento. O Coliseu, de Roma na Itália - Simboliza a Alegria e o sofrimento; Taj Mahal, palácio de Agra, na Índia- Simboliza o Amor, paixão. Em meio às grandes construções realizadas pelo o homem, eis que nasce numa cabana de madeira o menino Jesus, que representa a grandiosidade do amor, do Perdão e da Simplicidade.

Presépio Tradicional
Esse presépio é tradicionalmente conhecido no mundo inteiro, construído sob uma cúpula, com elementos simples e singelos, nos remete ao primeiro presépio do mundo montado por São Francisco de Assis com os personagens: Menino Jesus, Maria, José, os Três Reis Magos, os pastores, o burro e o boi.

_____________
Por Meiry Santos
Fotos: Frank néry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: