terça-feira, 29 de novembro de 2011

Prefeitura inaugura Restaurante Popular na próxima quinta feira


Na próxima quinta feira, dia 1° de novembro, a prefeitura de Aporto Velho estará inaugurando o Restaurante Popular da Capital rondoniense, que vai fornecer cada refeição por apenas R$ 2,00. O restaurante está localizado na região do Cai N’água, próximo ao Shopping Popular. A secretária Benedita Nascimento declarou que o objetivo principal do projeto é atender os trabalhadores que têm dificuldades para almoçar em casa.

Ela informou que os restaurantes populares são equipamentos públicos de alimentação e nutrição, destinados ao preparo de refeições saudáveis por preços acessíveis, para atender principalmente os trabalhadores urbanos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cada unidade deve produzir no mínimo mil refeições por dia, sempre respeitando os hábitos alimentares e características culturais da região onde estão instalados.

Para alcançar o seu objetivo, que é priorizar o atendimento à população em estado de extrema pobreza e insegurança alimentar, esses restaurantes são instalados nas proximidades dos terminais de transporte coletivo e hospitais, dentre outros locais de grande fluxo de pessoas carentes, como é o caso da unidade de Porto Velho. Eles fazem parte da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN).

Benedita Nascimento disse que em Porto Velho, a exemplo de outras grandes cidades do País, vem crescendo o número de trabalhadores que, na maioria das vezes, por questões orçamentárias, fazem refeições fora de casa. “Muitas vezes essas pessoas substituem o almoço por um lanche rápido na primeira lanchonete que encontram, o que compromete o seu bem estar, por isso o prefeito Roberto Sobrinho decidiu implantar uma unidade na Capital”, frisou.

A secretária observou, ainda, que muitos trabalhadores que recebem o auxílio refeição preferem utiliza-los para comprar alimentos em padarias, açougues e supermercados. A maioria deles reside em bairros distantes do local de trabalho, sendo que os custos e o tempo do percurso impedem que se alimentem nas suas casas. Nesse caso, cada pessoa pagará somente R$ 2,00 por cada refeição e o restante do custo será pago pela prefeitura.



Momento Cultural
Durante a inauguração do restaurante, haverá apresentação do Coral do Centro de Convivência do Idoso (Recanto do Vovô e da Vovó, do Grupo Tom Brasileiro, formado por crianças e adolescentes inseridas em programas sócioeducativos da Semas e apresentação cultural “a beira do Madeira”, com Trio do Norte e Convidados.

_______________
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: