domingo, 18 de setembro de 2011

Subsolo - grupos de teatro portovelhenses se reúnem no Sesc dia 17.09

Na tarde de hoje (17/09) aconteceu o terceiro encontro do projeto Subsolo - Arqueologia do Teatro Portovelhense, com grupos de teatro de Porto Velho apresentando suas trajetórias teatrais e suas experiências artísticas. Os jornalistas Silvio Santos “Zé Katraca” e Rose Viegas fizeram perguntas aos grupos, numa conversa em formato de entrevista, transmitidas ao vivo aqui no Blog. Os grupos presentes neste encontro foram: Grupo de Teatro Sentidos e Cia Titânica de Teatro. Os grupos Minemônico, Cuniã e CTB não puderam comparecer e participarão nos próximos.


Grupo Sentidos
Teo Nascimento e outros integrantes do Sentidos foram os primeiros a contar sua trajetória, começando com o seu surgimento. O nome Sentidos originalmente veio de uma performance que realizaram em uma praça, e acabou ficando como nome do grupo. Teo relatou a preocupação do grupo em relação à integração do teatro com outras formas de arte, como a dança, tanto que em agosto deste ano o grupo criou um núcleo de dança chamado “Nós Dançando”. Outro projeto do grupo é a Oficina de teatro permanente que acontece aos domingos, para pessoas a partir de 14 anos interessadas a começar a fazer teatro. As inscrições ficam abertas durante todo o ano (mais informações pelo telefone 9206-3478). Teo enfatizou também a importância de que os atores e grupos de teatro participem dos eventos culturais, oficinas e discussões, e que prestigiem os trabalhos dos outros grupos, como forma de melhorar seu próprio trabalho. Espetáculos mais marcantes do grupo: “A Vassoura da Bruxa” e “TPM”.


Cia Titânica
Em seguida foi a vez da Cia Titânica de Teatro, originalmente nascida na igreja Nossa Senhora do Amparo, com apresentações baseadas em temas religiosos, como a Semana Santa. O grupo recentemente participou de um festival de teatro cristão em São Paulo e ganhou vários prêmios, como melhor espetáculo e melhor atriz, porém, Almício Fernandes esclarece que a Cia. Titânica também se preocupa em alcançar outros níveis, em busca de um reconhecimento como grupo de teatro de Porto Velho, embora sem esquecer sua identidade. Por sua origem comunitária, o grupo está sempre aberto para quem quiser participar e fazer parte dele. Sobre suas produções futuras, Almício aproveitou para anunciar a estreia do espetáculo “Onde está Mimi?”, dia 22/10 no Teatro Banzeiros, uma comédia adulta. Alguns espetáculos da Cia.: “Herança de Caim” e “De Cara com o Natal”

Outros temas se tornam comuns aos encontros: os meios que os grupos utilizam para financiar suas produções, como acontece o diálogo com o poder público, quais as dificuldades que eles encontram para fazer teatro em Rondônia e as aspirações dos grupos para os próximos anos.

O próximo Subsolo acontece dia 24/09 a partir das 14h no Cine Sesc, com a presença dos grupos: Peripécias, Raízes do Porto, Abstractus e Minemônico. Já no dia 01/10, no mesmo local e horário, os convidados são os grupos Êxodo, Dá O Bote e O Imaginário.

___________
Fonte: Sesc/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: