quinta-feira, 14 de julho de 2011

UNIR completa 29 anos promovendo ensino, pesquisa e extensão em Rondônia

A Universidade Federal de Rondônia completa 29 anos de prestação de serviços educacionais e culturais à comunidade rondoniense, estimulando a pesquisa científica e formando profissionais para as diversas áreas do saber. A data oficial de criação da UNIR é oito de julho e foram promovidos eventos para lembrar a data.

Quando foi criada, em 1982, pela Lei nº. 7011, a UNIR contava apenas com 72 professores. Hoje, a UNIR tem em seu quadro 610 docentes. Para dar apoio aos mais de oito mil alunos, 295 técnicos trabalham nos setores administrativos da instituição.

No início, somente os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas existiam. Hoje, são 54 cursos de graduação ofertados anualmente, dez mestrados e um doutorado em andamento, além de cursos de especialização oferecidos constantemente.

Atualmente, a UNIR atua com cursos nas áreas da Saúde, Exatas e Humanas nos sete campi distribuídos pelo Estado. A abrangência da educação superior gratuita compreende os municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena, com a promoção constante do ensino, pesquisa e extensão.

A instituição foi considerada pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor universidade da região Norte em 2008, graças ao desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador de qualidade das universidades, que considera os cursos de graduação e de pós, o corpo docente, a infra-estrutura e o programa pedagógico na pesquisa. Figura, ainda, como a terceira maior universidade da região Norte do país.

Comemorações
O II Sarau na Baixa da União, organizado pela vice-reitoria da UNIR, Departamento de Artes e Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), aconteceu no dia oito de julho, no Condomínio Triângulo II, no bairro Baixa da União. A programação contou com apresentação musical, recital de poesia, exibição de vídeos regionais e performance de teatro.

O I Colóquio sobre Formação de Identidade Cultural, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de julho. Houve discussão de temas como Artes, Indigenismo, Comunicação, História, Filosofia, Antropologia, Psicologia e Pedagogia, como forma de incitar a reflexão sobre a formação da identidade cultural.

A vice-reitora da UNIR, professora doutora Maria Cristina Victorino de França, afirmou que está sendo programado um evento no intuito de resgatar a memória da visita de Paulo Freire a universidade, como forma de comemorar também os 90 anos de nascimento do educador e filósofo. “Paulo Freire se confunde com os 30 anos da UNIR”, disse. Autor de várias obras, Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial.

___________
Autor: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: