segunda-feira, 11 de julho de 2011

I Colóquio sobre Formação de Identidade Cultural, de 11 a 13.07

I COLÓQUIO SOBRE FORMAÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL
DATA: 11,12 E 13 de julho de 2011
LOCAL: TEATRO BANZEIROS e AUDITÓRIO DA OAB
HORÁRIO: 19 horas.

Proposta do evento
Em comemoração ao 29º aniversário da UNIR, estamos organizando um colóquio em que buscamos refletir coletivamente a respeito da subjetividade inserida em uma coletividade. Entendemos que este pensar será profícuo para a identificação consciente do lugar a que se quer pertencer, e a que se quer construir. Nesse sentido, as Instituições de ensino possuem um papel bastante significativo quanto à formação de identidade cultural, por fomentarem a reflexão sobre ações e hábitos que se cristalizam.

Dar início à problematização e reflexão sobre o tema da formação de identidade cultural, tendo em vista questões concernentes a nossa cultura regional inserida no contexto da realidade globalizada, é relevante para que possamos tomar consciência de nossas escolhas e modos de ação, quanto à aquisição de hábitos que estabelecemos e incorporados como nossos, caracterizando-nos como comunidade social idiossincrática.

Entendemos que as discussões sobre formação de identidade cultural devem ser abordadas continuamente. Pois, vivemos em um período em que tudo é fabricado e ofertado como produto, inclusive a própria cultura, como argumentam enfaticamente os autores da Dialética do Esclarecimento, especificamente no fragmento referente à Indústria Cultural. Sendo assim, justificamos a pertinência do evento vinculando-o à necessidade de reflexão processual, em que não encontraremos respostas peremptórias, porém, estaremos refletindo a respeito de quem somos, de que modo está caracterizada nossa praxis cotidiana, quais as escolhas que estamos fazendo para a construção de nosso devir, como grupo idiossincrático e paradoxalmente inserido em rede global, numa estrutura potencial de sociedade hiperurbanizadas e constitutivas de redes sistêmicas.

PROGRAMAÇÃO
DIA 11/07 (Segunda-feira)
Local: Teatro Banzeiros às 19h30min.

ABERTURA
COLÓQUIO
ARTES – Prof. Dr. Mauro Rosa (UNIR)
INDIGENISMO – Leonardo Jose da Cruz Souza/ indigenista e Rubens Suruí (FUNDAÇÃO KANINDÉ)


DIA 12/07 (Terça-feira)
MANHÃ
Local: Auditório da OAB às 8hs

Palestra:
“A Importância dos Estudos Indígenas de Rondônia nas Ciências Sociais”
Beth A. Conklin, PhD (Associate Professor Department of Anthropology Vanderbilt University)

Palestra:
“Uma história de pesquisa antropológica com os povos indígenas em Rondônia” Claudia Augustat, PhD.Curadora das coleções da América do Sul, Museu fur Völkerkunde (Museu Nacional Etnográfico), Viena, Áustria

NOITE 
Local: Teatro Banzeiros às 19 horas
COLÓQUIO
COMUNICAÇÃO – Leo Ladeia (Rede Record) e Domingues Jr. (Rede TV)
HISTÓRIA – Prof. Aleks Palitot (Colégio Objetivo)
FILOSOFIA – Prof. Vicente E. R. Marçal (UNIR)


DIA 13/07 (Quarta-feira)
Local: TEATRO BANZEIROS (19 HORAS)
COLÓQUIO
ANTROPOLOGIA – Prof. Estevão Fernandes (UNIR)
PSICOLOGIA – Prof. Josenir Dettoni (UNIR)
PEDAGOGIA – Profª. Rosângela Aparecida Hilário (UNIR)
ENCERRAMENTO

__________
Autor: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: