quinta-feira, 21 de julho de 2011

Festejo de São Cristóvão começa nessa sexta-feira


Começa nesta sexta-feira (22), na Paróquia São Cristóvão, em Porto Velho, o tradicional arraial com rifas, danças folclóricas, comidas típicas e som ao vivo. Localizada na Av. Pinheiro Machado, nº 2470, no bairro que leva seu nome, a igreja do Padroeiro dos Motoristas já tinha iniciado sua preparação espiritual para o dia do Santo desde o último dia 13 com novenas diárias.

A informação é dos organizadores do evento, acrescentando que as homenagens prosseguem no sábado e estão previstas para encerrar no domingo (24), com a grande carreta de São Cristóvão.

A programação durante o período festivo acontece na quadra coberta ao lado da Igreja, após a celebração eucarística das 19h. Neste espaço, são promovidos os sorteios e entre os prêmios que serão sorteados este ano, a organização da festa destaca: uma Central de Ar (dia 22), um Note Book (dia 23) e uma moto Honda (dia 24).

A Festa de São Cristóvão - Padroeiro dos Motoristas - já é uma tradição na capital rondoniense, atraindo neste período centenas de pessoas interessadas em participar do evento. Além do seu viés religioso, a festa tem um caráter pedagógico, pois as mensagens que as autoridades eclesiásticas preparam para os fiéis nestes dias contemplam a preocupação com a violência no trânsito.

De acordo com o padre Antônio Fontinele, pároco de São Cristóvão, por exemplo, este é um evento que une a fé, a diversão, a valorização dos motoristas, bem como a conscientização sobre o valor da vida e a importância da responsabilidade no trânsito.

No dia 24 de julho (domingo), a festa será marcada por uma grande carreata. A concentração, onde são esperadas centenas motoristas, iniciará às 18h, na frente da Igreja de São Cristóvão.

 
Percuso
Com a imagem do santo carregada em um caminhão, o percurso inicia na Avenida Pinheiro Machado, seguindo em direção a Elias Gorayeb. Lá, entra pela pista à direita e segue pelas ruas Almirante Barroso e Rogério Weber, tomando novamente a Pinheiro Machado e retornando até a sede da paróquia. A benção dos veículos e motoristas acontece em frente à Igreja de São Cristóvão, ocorrendo, logo após, a celebração da santa missa com a presença do arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi.

___________
Autor: Nerimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: