quarta-feira, 15 de junho de 2011

Grupo Madeira representa Rondônia no Projeto Sesc Amazônia das Artes

Quando Guilherme Barros (tecladista), Mauro Araújo (contrabaixista) e Júnior Lopes (baterista) sobem ao palco, os instrumentos ganham vida com a fusão de ritmos brasileiros e improvisos clássicos do jazz. Entra em cena o Grupo Madeira, formado em 2008, em Porto Velho, com a responsabilidade de transmitir através da música os encantos das riquezas naturais rondonienses, atualmente com o show ‘Trilhos e sons’. Há pouco tempo na estrada, é o primeiro grupo musical a representar Rondônia na segunda edição do Projeto Sesc Amazônia das Artes – que realiza intercâmbio cultural entre os artistas dos estados que formam a Amazônia Legal (AM, AC, AP, MA, PA, PI, RO, RR, TO).

No mês passado, em Teresina, o grupo dividiu palco com cantores do Mato Grosso, Roraima, Pará e Amazonas, além do Piauí, no projeto desenvolvido pelo Sesc. O próximo show pelo “Amazônia das Artes” será em Rio Branco (AC), no dia 31 de julho deste ano. Os espetáculos do projeto abordam expressões artísticas como teatro, música, dança e artes plásticas.

Para Guilherme Barros, fundador do grupo, as músicas são composições próprias inteiramente instrumentais, proporcionando ao público uma viagem sonora transcendental. “O show apresenta temas que transitam pela floresta, pelo rio Madeira e sentimentos que nos rodeiam nas relações humanas”, explica.

Em Porto Velho, o Grupo Madeira se apresentou em diversos contextos musicais, como o Projeto Quinta Cultural do Banco da Amazônia, “Acordes na Praça”, além de fazer o show de inauguração do Mercado Cultural de Porto Velho. No interior do Estado, o grupo teve participação expressiva na III Mostra do Sesc de Ji-Paraná.


Grupo Madeira:
Guilherme Barros - Nascido na cidade do Rio de Janeiro, 38 anos , aos 10 iniciou seus estudos de piano. Participou de trabalhos musicais diversos até vir morar em Porto Velho, em 2004. Hoje é professor da Escola de Música do Município, Jorge Andrade e vem desenvolvendo seu trabalho de músico, compositor e arranjador na cidade.

Mauro Araújo – Nascido em Porto velho, iniciou seus estudos musicais em 1998. Em 2001 passou a atuar profissionalmente no estado de Rondônia e também em outros estados, acompanhando diversos cantores regionais. Pianista e tecladista, arranjador e compositor, inicia neste trabalho sua atuação como contrabaixista.

Júnior Lopes – Músico atuante da cidade de Porto Velho, acompanhou diversos cantores e grupos musicais da cidade. Tem participação ativa no cenário da música Instrumental como baterista e produtor.

_______________
Fonte: Marcos Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: