quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atriz de renome nacional e internacional apresenta espetáculos teatrais em Porto Velho

A atriz global e contadora de histórias Priscila Camargo, que recentemente participou do elenco da novela TiTiTi, onde incorporou a enfermeira Valdete, encontra-se em Porto Velho para apresentação de dois grandes espetáculos teatrais – “Histórias da Mãe África” e “Contos da Terra dos Mil Povos”.

As apresentações acontecem neste final de semana (01, 02 e 03/07), no Teatro Banzeiros e fazem parte do Circuito Nacional do Ministério da Cultura. A turnê patrocinada pelo “Prêmio BR Distribuidora – Petrobrás 2011” teve início em Brasília (DF). A prefeitura é parceira do projeto, através da fundação Cultural Iaripuna.

“Histórias da Mãe África” foi indicado pelos jornais O Globo e Jornal do Brasil como um dos melhores espetáculos infantis. Nele, a atriz conta histórias, mitos, contos e lendas africanas de diferentes regiões daquele país. Em cartaz desde 2004, o espetáculo já foi apresentado em várias cidades do Brasil, inclusive em Cabo Verde, na África. Nesse Circuito Nacional, chega a Goiânia, Rio Branco, Macapá e Manaus.

De acordo com os organizadores, “a história fala dos mistérios dos Orixás e da Criação do Mundo, com danças e ritmos que encantam crianças e adultos”. O público infantil viaja pelas savanas africanas “e lá encontra animais falantes cheios de sabedoria”. Além da apresentação aberta ao público em geral, na tarde de sexta, “Histórias da Mãe África” terá uma apresentação especial para estudantes da rede pública municipal de Porto Velho.

“Contos da Terra dos Mil Povos”
Nesse caso, o foco é o deslumbramento do ser humano pela natureza e seus mistérios. O espetáculo que será apresentado à noite aborda histórias de sabedoria africana, indígena e portuguesa, que exercem influências culturais em todas as regiões do Brasil. “Ele entra no Campo do Sagrado, e propõe uma celebração, em rituais, canções e conhecimentos ancestrais, através das lendas, mitos e histórias muito antigas, que resgatam o próprio ato de contar histórias”.

Ainda segundo os organizadores, “pela sua função profundamente educativa, no resgate das nossas raízes culturais, através do encantamento, o espetáculo, que é dirigido ao público jovem e adulto, também pode ser visto por crianças, a partir de nove anos”. Os músicos Marcelo Daguerre e Anderson Vilmar acompanham Priscila Camargo. Eles apresentam canções indígenas em Guarani e canções sagradas africanas.

No ano de 2006, quando “Contos da Terra dos Mil Povos” estreou nas escolas públicas do Rio de Janeiro, recebeu o prêmio Myriam Muniz, de montagem. Sucesso de público e de crítica, o espetáculo ficou em cartaz no Teatro SESI do Rio até dezembro de 2007.

Sessão Especial
Na sexta feira, às 15hs, a peça História da Mãe Africa será apresentada exclusivamente para alunos da rede municipal de ensino, de graça. Para outras escolas, a exibição desta peça será no sábado e domingo, no mesmo horário, com ingresso de R$ 10,00.

_________
Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: