terça-feira, 31 de maio de 2011

Estão abertas as inscrições para a 5ª ed. do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e a 4ª ed. do Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia”.


A Universidade Federal do Acre, através do Programa de Mestrado em Letras – Linguagem e Identidade e Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas, em conjunto com o Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora da PUC/São Paulo apresentam a 5ª edição do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e a 4ª edição do Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia”, no período de 07 a 11 de novembro de 2011, no campus da Ufac.

Este ano, em parceria com a Coordenação do Curso de Pedagogia, também ocorrerá na mesma data a XV Semana de Educação da Universidade Federal do Acre, trazendo “como proposta central a abordagem acerca das diferentes linguagens que se entrecruzam no campo da educação escolar, em especial, e suas implicações no pensar e no fazer dos professores”.

Por meio de conferências, debates, minicursos e oficinas, serão promovidas reflexões sobre o tempo e o espaço, “categorias que têm sido negligenciadas em muitos debates e textos acadêmicos da atualidade. O eixo articulador destes três eventos é não somente pontuar a importância de tais categorias para a compreensão das muitas formas de expressão, linguagens e relações sociais amazônicas, mas, fundamentalmente, situar a historicidade de suas formulações, as tensões e os embates que marcaram e continuam a marcar a produção de discursos, inventando e inventariando essa região, com seus territórios, culturas e gentes no mundo moderno”.

De um modo mais geral, a temática “Linguagens e Educação” permeará as discussões, norteando as atividades propostas durante este triplo evento. Além de pesquisadores, alunos e professores de ensino médio e superior, as inscrições estendem-se também à comunidade em geral e poderão ser feitas gratuitamente pela internet, através do site http://www.simposioufac.com/

__________________________
Fonte: Comissão de Organização 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: