quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Seleção para mestrado em Estudos Literários ocorrerá em junho de 2011

O Colegiado do Curso de Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) informa a toda comunidade que, em junho de 2011, abrirá seleção para a primeira turma de mestrandos.

O curso, aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é constituído por uma Área de Concentração e duas Linhas de Pesquisa, a saber:


Área de Concentração – Estudos Literários
Na Área dos Estudos Literários, desenvolvem-se pesquisas cujos objetos constituem problemas relevantes para a Literatura e que podem envolver outros campos do saber e da arte. No primeiro caso, trata-se de respeitar as especificidades do problema no âmbito da Literatura; no segundo, considerar a problemática nas intersecções da Literatura com outros saberes e outras artes. Essas pesquisas podem ser de natureza investigativa, relacional e interpretativa.


Linhas de Pesquisa
1) Literatura, Teoria e Crítica (LTC): Estudos aprofundados no campo específico da Literatura, seus fundamentos metodológicos, teóricos e críticos, dando suporte a abordagens de cunho textualista, fenomenológico e sociológico. Os trabalhos se desenvolvem por meio de métodos afins a cada corrente teórico-crítica, tais como o comparativo, o semiótico, o crítico-histórico, o hermenêutico, entre outros, com o objetivo de exercitar a análise, a interpretação e a crítica do texto literário. A visada auto-reflexiva na Literatura privilegia os estudos intertextuais entre corpus literário de nacionalidades diferentes, em línguas vernáculas e línguas estrangeiras. O objeto de estudo será constituído por obras com fortuna crítica consolidada e obras em processo de reconhecimento.

2) Literatura, outros Saberes e outras Artes (LSA): Estudo do processo das relações entre Literatura, outros saberes (sociológicos, filosóficos, históricos, antropológicos e mitológicos) e outras artes (música, teatro e artes visuais), objetivando problematizar e discutir a dinâmica interdisciplinar entre estes universos. Para tanto, a convergência de objetos, temáticas e formas, bem como a transversalidade dos diferentes textos, são valorizadas. Abre-se, com isso, a perspectiva de análise de identidade e diferença pelo viés da linguagem literária, evidenciando aspectos relacionados a outros saberes e a outras artes. De acordo com a perspectiva interdisciplinar pretendida, a Literatura tece o discurso que perpassa os vários olhares investigativos, com seus métodos e tradições específicos.

Acompanhe pelo site da UNIR outros informes sobre o curso.

_________
Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: