quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Palco Giratório - Ensaio para um silêncio abre segunda fase

Dezessete espetáculos serão apresentados de hoje até o dia 30 no Festival do Sesc.

Com o drama “Ensaio para um silêncio”, começa na noite de hoje as 20h30 no teatro 1 do Sesc Esplanada, a segunda fase do Festival Palco Giratório. A expectativa da coordenação do Festival que está acontecendo pela segunda vez em Porto Velho/RO, é que o público, assim como foi durante toda a primeira fase, continue prestigiando as apresentações dos espetáculos. “Nesta segunda fase vamos contar com a participação de maior número de espetáculos produzidos por grupos de Rondônia”, confirma Fabiano Tertuliano.

Dezessete espetáculos foram selecionados para a segunda fase do Festival, sendo que quatro serão apresentados na praça Jonathas Pedrosa: “Tira a Canga do Boi” com o grupo de Porto Velho Raízes do Porto no dia 27; “Os Bichos Também Amam” do grupo Teatro Evolução dia 28; “O Homem Banda” no dia 29 e “Ao Divagar se Vai Longe de Bicicleta Mais Ainda”, com a Cia. do Rio Grande do Sul Um Pé de Dois.
Os demais espetáculos vão acontecer no Teatro Um do Sesc Esplanada com inicio as 20h30.

A programação da segunda fase começa hoje com a apresentação do espetáculo “Ensaio para um silêncio” com o Grupo Expressões Humanas e Teatro Vitrine/CE.
O espetáculo é uma tentativa de captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. Livremente inspirado na última obra lançada em vida por Clarice Lispector o espetáculo se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos eus que duelam na criação dos personagens.

Diante de fatos reais o criador dilata o micro para chegar ao macro e vice e versa, se perdendo em meio a inúmeras divagações de cunho existencial e social no intuito de captar a vida de uma retirante nordestina perdida na cidade grande.

O espetáculo tece as artimanhas da própria narrativa para explicar a criação, montagem e apresentação da própria obra. Por meio dos personagens os atores vão seduzindo o público com a sensibilidade de quem percebe a complexidade do ser na simplicidade da alma humana.

A idéia de visitar a obra e traduzi-la para o teatro nasceu de nossa inquietação pelo absurdo da condição humana e dessa relação do eu com o mundo que como diz Camus: é experienciado como um divórcio entre o homem e a sua vida, entre o ator e o seu cenário. O absurdo nasce deste confronto entre o chamamento humano e o desrazoável silêncio do mundo.
Serviço:
Dramaturgia / Direção / Iluminação / Cenário: Herê Aquino
Sonoplastia e Figurino: Grupo Expressões Humanas
Produção: ATO Produção e Marketing Cultural
Direção de Produção: Monique Cardoso.
Fotos: Saymon Morais
Elenco: Katiana Monteiro, Marina Brito, Murillo Ramos


Fonte: Sesc/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: