segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

TPM: Escolha da Rainha do Carnaval 2010.

Querem saber um dos motivos que, para mim, contribuem para que as escolas de samba de Porto Velho não tenham seu valor histórico-cultural devidamente (re)conhecido?
Porque, de certa forma, desvalorizam a si mesmas.
Vai um exemplo pequenininho?? Mas, pequenininho mesmo e que muitos vão achar bobagem.
É explícito em toda apresentação para 'a comunidade' ver falta de motivação nos componentes e, até mesmo, em membros da Diretoria, das agremiações: muitos desconhecem a letra do samba, às vezes até o enredo, e se apresentam com aquela 'cara de paisagem'!!!
Um exemplinho disso?
No evento de ontem, as candidatas representavam suas agemiações; e apenas duas cantaram 'seus' respectivos sambas de enredo durante as apresentações.
É como se a escola escolhesse qualquer um(a) para representá-la e não alguém envolvido com a comunidade e com a história e o trabalho da escola.
Para mim, se não se valoriza a sua comunidade, o seu entorno, a sua realidade, se desvaloriza /despreza a própria história e, ainda, dá direito a 'gente abobalhada' de comentar sobre isso.
É por isso que muitos dos 'bambas e baluartes' do samba portovelhense ficam só no saudosismo e no discurso: 'antigamente, carnaval em Porto Velho era outra coisa'. Mas, cadê trabalhar pra fazer diferente ou resgatar e valorizar efetivamente o que trazem na memória e adoram cantar?

Outra coisa que, para mim, contribui para essa desalorização é a velha questão do horário. Exemplo?
O evento de ontem estava marcado para acontecer às 19hs, segundo programação divulgada pela organização e que foi publicada em vários sites, inclusive, aqui no Tá pra parir!
Eis, que chego àquela praça por volta das 21hs e o evento ainda estava começando.Isso porque era 'só' a eleição da Rainha do Carnaval.
Agora, você transponha esse 'compromisso' com o público para os dias dos desfiles: "a primeira agremiação desfilará pontualmente às 19hs, sob pena de desclassificação". E o público se dirige à Avenida para prestigiar amigos e familiares...
Dezenove horas o caçamba! Começa lá pelas 21hs e olhe lá. E o resultado do atraso? Lá pelas 2hs da manhã está a última escola desfilando somente para os jurados (e olhe lá!).
Isso desanima não só o público mas, também, os brincantes que gastam em suas fantasias e se esforçam para apresentar um bom trabalho na avenida.
E vc, leitor, pode me dizer: 'Ah, Edna, mas isso não é culpa da agremiação e, sim, da organização!"
Ora, ora... se as agremiações fossem organizadas e respeitassem suas horas de trabalho durante o ano e no barracão, acordariam e veriam que o públio, em sua maioria, desconhece a 'organização' e acaba achando que a 'falta de vontade' é da escola. Pois é ela que está ali 'dando a cara a tapa' e sendo esperada!

Por fim, ainda sobre a eleição de ontem: tem agremiação que se empolga no discurso e na apresentação, o que não é de todo ruim. Mas, na maioria das vezes, acaba por desrespeitar as demais agremiações e o público presente. Não acho legal! Não precisa disso!

2 comentários:

  1. Concordo com todos pontos e vírgulas.

    ResponderExcluir
  2. é verdade edna, aliás esse é o tipo "indisposição" não se dá apenas no carnaval mas em vários segmentos na cidade de Porto Velho,isso é um tipo de coisa que sempre observei no carnaval daqui...espero o dia em o porto velhense se valorize mais em suas atividades e faça as coisas com verdade e não apenas por fazer

    ResponderExcluir

Contribua com o seu verso aqui: