sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rei Momo do Beradão

Artistas de Porto Velho defendem e apresentam à Fundação Iaripuna, instituição cultural do município responsável pela organização e condução dos festejos carnavalescos da cidade, propostas de fantasias e adereços para composição da Corte do Rei Momo em 2010.
Segundo os Artistas Plásticos Ariel Argobe e Lú Silva, a proposta estética do Projeto Rei Momo do Rio Madeira evidencia a identidade e a cultura local por meio das formas e da temática que definem as fantasias e os adereços da Corte do Momo folião e de seus súditos beradeiros, ribeirinhos e caboclos. Trata-se de uma empreitada que caminha na direção da valorização das potencialidades artísticas da região e da consolidação de um comportamento cultural próprio do Município de Porto Velho. Busca a visibilidade das peculiaridades regionalizantes dos nossos folguedos e manifestações da cultura imaterial, com claros e fortes contornos plásticos e comportamentos visuais definidores de uma identidade cultural local.
O Monarca da quadra momesca se apresentará, no carnaval de 2010, como o Rei Momo do Rio Madeira, e estará ladeado pela Rainha do Lago Cuniã. Ainda compõem a Corte do Monarca caboclo, as Princesas Cunhatãs; o trio amoroso Arlequim Pele Curta Pierrot Cutuba e Colombina do Gogo da Ema. A Banda Carnavalesca “A Furiosa da Madeira-Mamoré” animará a Corte de Momo, juntamente com o Bobo Jango (importante ator do teatro de rua já falecido).
Os artistas idealizadores da proposta defendem também que a cerimônia para entrega da chave da cidade (simbolizada pelo peixe tucunaré) ao Momo folião (um ato oficial realizado pelo Chefe do Executivo Municipal), aconteça em local simbólico, como por exemplo, o Porto do Cai N’água ou a Praça da Madeira-Mamoré, no momento do desembarque do Rei Momo na Cidade de Porto Velho. Desta feita, os artistas proponentes acreditam na preservação e perpetuação da nossa memória que, neste carnaval, revestirá com a estética e com fatos da nossa história e tradição local, a plástica da Corte do Monarca Caboclo, evidenciando, desta forma, para o grande público, aos foliões e a todos aqueles que para cá se dirigem em busca de emprego e realização de sonhos, as tradições da cidade, a partir de uma arte local comprometida com a construção de novos olhares, referenciados no jeito de ser, fazer e pensar do homem amazônico.

Fonte: Zekatraca (via Rondoniaovivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: