sábado, 28 de novembro de 2009

"Álbum de família", dias 28 e 29, às 20h30min. no SESC Esplanada

Nelson Rodrigues considerado por muitos, o maior dramaturgo nacional com maior número de peças montadas como: Beijo no Asfalto, Anjo Negro, Bonitinha mas ordinária, Perdoa-me por te traíres, A mulher sem pecado, Toda Nudez será Castigada, Boca de Ouro e Álbum de Família, só para citar algumas.
Suas peças retratam a classe média carioca de sua época, com incrível crueza do cotidiano. Autor de frases polêmicas trazia para os palcos a palavra suada de rua: “Só não estamos de quatro urrando no bosque porque o sentimento de culpa nos salva”. Nelson denunciava a hipocrisia que pairava sobre uma sociedade vítima de repressão sexual, revelando toda a perversão e deturpação dessa sexualidade latente. Os críticos ficavam chocados com os elementos obscenos em seu teatro catártico onde os personagens são possuídos por seu lado mais primitivo.
A MONTAGEM
A verborragia ferina de Nelson Rodrigues está plena em Álbum de Família, texto que continua sendo polêmico e surpreendente desde que foi escrito na década de 40 do século passado e apresentada após liberada pela censura 20 anos depois. Constitui uma sátira à moral e aos bons costumes, uma crítica à hipocrisia das classes hegemônicas e suas falsas aparências, de uma vida pública respeitável em contraste com a vida privada repleta de escândalos, pecados e crimes. Conta a história de uma família incestuosa onde a ausência de afetos é substituída por uma sexualidade sem limites, próxima do animalesco, quebrando todos os tabus da época, revelando um patriarcalismo decadente onde o “pai é o senhor!” e crê que tudo pode, até matar os próprios filhos. Onde a mulher não é considerada nem como fêmea, na fala do patriarca Jonas “Nem fêmea as mulheres são!”. Uma casa onde virgens são violentadas na frente da esposa e dos filhos sem que ninguém impeça. O que mais nos impressionou durante o processo de montagem foi concluir a partir dos escândalos divulgados na mídia e fora dela, que a realidade supera a ficção. Assim, adotamos o bordão “depois de conhecer esta família você vai adorar a sua!”.O
GRUPO
O grupo iniciou com o curso de teatro no SESC em 2008 com diversas oficinas e continuou em 2009 com alguns componentes vindos da formação anterior e outros novos. Em maio de 2009 decidiu montar um texto de Nelson Rodrigues para homenagear o dramaturgo nacionalmente conhecido e experimentar os desafios do palco. Contou com a direção de Jória Lima e a preparação corporal de Gilca Lobo. O grupo pretende continuar suas pesquisas em 2010 com novas experiências e investigações de diferentes linguagens.
A DIRETORA
Natural de Manaus foi abduzida pelo teatro desde criança e também em Porto Velho viveu experiências que marcaram para sempre suas escolhas profissionais. Fez sua formação em Belo Horizonte, Minas Gerais, com vários artistas e grupos nacionais e estrangeiros e especializou-se em Arte Contemporânea pela PUC-Minas. É professora de teatro do SESC, atriz e dramaturga.
SERVIÇO
TEXTO: Álbum de Família
AUTOR: Nelson Rodrigues
DIREÇÃO: Jória Lima
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Gilca Lobo
ELENCO: Núcleo de Estudos em Artes Cênicas do Sesc - 2009
APRESENTAÇÃO: 28 e 29/11
LOCAL: Sesc Esplanada
HORÁRIO: 20h30
ENTRADA FRANCA - Convites no local com antecedência
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: