quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CAPES aprova mestrado em Educação da UNIR

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) aprovou o Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O resultado foi divulgado no último dia 14 de setembro pela CAPES e pode ser acessado clicando aqui.
O Mestrado em Educação contará com 20 vagas e terá a área de concentração em Educação. O curso objetiva incentivar a pesquisa e promover o aprimoramento técnico e científico de recursos humanos na área da Educação.
A coordenadora do Programa, professora Tânia Suely Azevedo Brasileiro, explica que o Mestrado oferecerá duas linhas de pesquisa: “Formação docente” e “Políticas e Gestão Educacional”. “A pesquisa constitui o eixo das atividades do Mestrado, devendo ser iniciada desde o ingresso do aluno no Programa e realizada simultaneamente com as outras atividades curriculares que lhe servem de suporte teórico e metodológico”, afirma.
A vice-coordenadora do Programa, professora Andréia da Silva Quintanilha Sousa, destaca que o fato do curso ser esperado pela sociedade rondoniense há cerca de quatro anos. “O Mestrado em Educação possibilitará estudos e pesquisas sobre a formação e a atividade docente, bem como as políticas públicas e a gestão educacional voltados para a nossa região”, diz. “Isso possibilita diminuir as assimetrias regionais no tocante a pós-graduação na região Norte”, explica.
As providências para a elaboração do edital, segundo a professora Tânia, já estão sendo tomadas e a previsão é lançá-lo durante a Semana de Pedagogia da UNIR, que ocorrerá em novembro.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR, professora Maria das Graças Silva Nascimento Silva, destaca que a aprovação de mais um curso de Mestrado mostra o avanço da instituição na pós-graduação. “Esse avanço se dá porque a universidade tem fincado suas bases na pesquisa, que vem crescendo nos últimos anos, e, ao mesmo tempo, consolidando seus grupos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento”, finaliza.
Neste ano, além do Mestrado em Educação, a universidade também teve o Mestrado em Letras aprovado em julho.
Confira abaixo o corpo docente do Mestrado em Educação por linha de pesquisa.
Formação Docente: Anselmo Alencar Colares, Carmen Tereza Velanga, Maria do Socorro Pessoa, Nair Ferreira Gurgel do Amaral e Tânia Suely Azevedo Brasileiro (Coordenadora do Mestrado).
Políticas e Gestão Educacional: Andréia da Silva Quintanilha Sousa (Vice-coordenadora do Mestrado), Antonio Carlos Maciel, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares e Walterlina Barboza Brasil.

Fonte: UNIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: