quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Palco Giratório 2009 apresenta dois espetáculos hoje, 16.09, na capital.

Hysteria
Às 16hs na Faculdade Católica (à rua Gonçalves Dias, ao lado da Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus):
Grupo XIX de Teatro - SP
Gênero: Teatro adulto
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos


Sinopse: No final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino carioca, cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições – reflexos diretos de uma sociedade em transição em que os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social. A opção cênica por um espaço não-convencional, abdicando do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, soma-se à interação com o público: as plateias masculina e feminina são separadas, e as mulheres convidadas a interagir com as atrizes, fazendo de cada apresentação uma experiência dramatúrgica única.

Ficha Técnica
Texto/concepção: Grupo XIX de Teatro
Direção: Luiz Fernando Marques
Cenário: Grupo XIX de Teatro
Direção de produção: Paulo Mattos e Erlon Bispo
Figurino: Grupo XIX de Teatro
Elenco: Janaina Leite, Juliana Sanches, Sara Antunes, Mara Helleno, Evelyn Klein, Raissa Gregori, Marianna Armellini
Técnicos: Renato Bolleli Rebouças, Ronaldo Serruya, Paulo Celestino e Rodolfo Amorim
Fotos: Adalberto Lima

O Grupo XIX de Teatro: Surgiu em 2000 a partir de um encontro na Universidade de São Paulo que reuniu pessoas com formações variadas como Filosofia, Letras, Comunicação Social e Arquitetura oriundas de diversos centros de estudos teatrais como a Escola de Arte Dramática da ECA/USP, a Fundação das Artes de SCS, o Teatro Escola Célia Helena, a Casa das Artes de Laranjeiras CAL/RJ e o CPT de Antunes Filho. Focado na compreensão do processo teatral em si, após um ano e meio o grupo montou a peça Hysteria, consolidando as bases de uma dramaturgia aberta que inclui a interatividade com o público e tem como premissas as relações não hierárquicas de trabalho, o processo de criação colaborativa e a pesquisa temática pautada no conflito entre a história oficial e a história memorialista, em que a relação dos espaços cênicos com os espaços históricos se articula a uma investigação sobre a participação ativa da público. A peça Hysteria deu ao grupo cinco prêmios, sendo considerada a revelação teatral de 2005 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além de obter indicação para o Prêmio Shell de Teatro. O espetáculo realizou mais de 350 apresentações em 18 cidades brasileiras e 12 cidades no exterior. No primeiro semestre de 2005, por ocasião do Ano do Brasil na França, o grupo cumpriu uma temporada de dois meses por oito cidades francesas. Com o projeto Casa Aberta, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, o grupo pretende dar continuidade à sua residência artística na Vila Operária Maria Zélia (1917), cujos espaços públicos, até então completamente abandonados, foram objeto de vivência e reflexão que coincidiram com a criação do segundo trabalho do grupo Hygiene.
.
De malas prontas
Às 20h30min. no Teatro UM do Sesc Esplanada
Sinopse: Cia. Pé de Vento Teatro - SC
Gênero: Teatro adulto
Classificação: 12 anos
Duração: 55 minutos



Sinopse: De malas prontas é uma comédia irreverente, sem texto falado, que conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o único banco no saguão de embarque em um aeroporto enquanto esperam pelo avião atrasado. Uma sucessão de conflitos banais conduz a situação a um ponto sem retorno. Como numa declaração de guerra, os limites estabelecidos são transpostos, e a manutenção das posições dos protagonistas até o clímax de certa forma satiriza as próprias leis da sobrevivência. Além do cenário muito simples – um banco, uma geladeira e uma placa que anuncia os próximos voos – o espetáculo utiliza com humor técnicas de clown e outras linguagens não-verbais capazes de sensibilizar os espectadores para os conflitos do cotidiano.

Ficha Técnica
Concepção e direção: Pepe Nuñez
Direção dos números circenses: Sergio Machado (Cia. do Público/ RJ)
Assistente de direção: Luis Carlos Nem
Elenco: Vanderléia Will e Andréa Padilha
Cenografia: O grupo
Iluminação: Luis Carlos Nem
Trilha sonora: Sergio Machado e Pepe Nuñez
Locução em off: Ana Paula Possap
Maquiagem e cabelo: Claudia Goulart
Fotos: Artur Ferrão

A Cia. Pé de Vento: Atua desde 1999 e tem no seu repertório espetáculos, projetos e intervenções teatrais dirigidos pelo ator e diretor Pepe Nuñez, nascido na Espanha e radicado em Santa Catarina. Com linguagem própria embasada na pesquisa do trabalho do ator, do universo circense e da comicidade, além do permanente intercâmbio com outras companhias de teatro, a Pé de Vento realiza em torno de 150 apresentações ao ano em mostras, festivais e temporadas teatrais no Brasil e no mundo. Entre os espetáculos da companhia estão Cacilda Astrogilda e Eulália – comédia sobre a amizade entre duas idosas românticas e divertidas; Bom apetite – Pepe Nuñez elabora cenas e situações clássicas dos cômicos populares usando recursos da tradição cômico-circense; Lamúrio poético – comédia de palhaças sobre o ofício do ator e a sua situação atual; Dona Bilica – inspirado na vida das descendentes dos açorinos habitantes de Florianópolis; e De malas prontas – comédia que critica a irracional violência cotidiana e estreou em Florianópolis, Santa Catarina, após ter sido um dos quatro vencedores do Prêmio do Governo do Estado para Montagens Teatrais.
.
Fonte e fotos: Sesc/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: