Na próxima quarta-feira, 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. Em Porto Velho, fotógrafos unem suas técnicas e visões na exposição “Fotografia na Praça”, a ser realizada na Praça das Caixas D´Água. Um varal fotográfico vai expor os ângulos de cada um sobre diferentes realidades, reunindo formas de olhar para o cotidiano, coisas, pessoas. A exposição também vai prestar uma homenagem ao fotógrafo Danna Merril pelo importante documentário fotográfico realizado durante a construção da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
O projeto “A fotografia na Praça foi concebido pelo fotógrafo Walteir Costa em 2006. A primeira edição foi realizada na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Governo. Para os organizadores da exposição, o evento busca promover a prática fotográfica no Estado de Rondônia através da sua divulgação em ambientes públicos; fomenta a participação da comunidade, estimulando a formação da crítica fotográfica e a sensibilidade do olhar para as coisas, pessoas, acontecimentos. E consolida as comemorações em torno do Dia Mundial da Fotografia na agenda cultural local e estadual; além de oferecer maior visibilidade à produção fotográfica local.
A exposição “Fotografia na Praça” também se propõe a trazer uma reflexão sobre o olhar e o registro fotográfico. A era digital tornou a fotografia cada vez mais acessível ao grande público. “Mas, se por um lado a facilidade de clicar um aparelho fotográfico promove certo nível de inclusão digital, com um número cada vez maior de pessoas sendo oportunizadas com a experiência fotográfica, por outro, e como uma decorrência imediata desse processo de massificação da imagem, assiste-se a sua banalização e descaracterização como linguagem e meio de expressão”, fala o autor do projeto, Walteir Costa. “Isto é próprio do mundo digital-virtual: descartável, descomprometido socialmente e desvinculado historicamente”, continua.
As comemorações em torno do dia Mundial da Fotografia sinalizam a necessidade de contextualização das fronteiras alcançadas pelo olhar fotográfico. A promoção do varal fotográfico na Praça das Caixas D´Água cria e fortalece os espaços sociais, identifica valores na comunidade e estabelece referências sobre as tendências e abordagens ampliando, dessa forma, os horizontes de seus praticantes.Calendário cultural
A comemoração do Dia Mundial da Fotografia realizada em 2006, em Porto Velho, contou com a presença de vários amantes e profissionais da fotografia que expuseram seus trabalhos na Praça Getúlio Vargas. Durante o encontro, os participantes perceberam a necessidade de fortalecer o espaço sociocultural da fotografia. O evento foi aberto à participação da comunidade, contando ainda com cobertura da imprensa local.
A edição deste ano das comemorações ao dia Mundial da Fotografia se justifica também pela necessidade de se consolidar como uma opção no calendário cultural de Porto Velho, constituindo-se numa oportunidade de divulgação e incremento da prática fotográfica em Rondônia. A exposição “Dia Mundial da Fotografia – A Fotografia na Praça” é uma realização das agências 3Mais Comunicação e Creative Pixels, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e Turismo (Semdestur), Coordenadoria Municipal de Turismo (CMTUR), e On Line Clipping.
.Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua com o seu verso aqui: