sexta-feira, 17 de julho de 2009

Programação Cineclubes de PVH.

A atividade cineclubista em Porto Velho foi amplamente discutida durante o "Circuito em construção - seminários estaduais para a autossustentabilidade cineclubista", realizado no período de 21 a 23 de abril deste ano, pela Associação Cultural Tela Brasilis e com a co-produção do Cineoca. A importância da inserção dos cineclubes para a formação de uma platéia crítica e a discussão de questões sociais, além da viabialidade econômica deste tipo de atividade foram temas de debates e oficinas durante os dias do evento.
Em 2009 aumento o número de espaços para exibição e discussão de obras audiovisuais. No último sábado (11), o Cine Clube ACME iniciou suas atividades exibindo também "Patativa do Assaré: Ave Peosia" e "Chama Verequete", além de um filme surpresa, o documentário "Inventário das Sombras". De acordo com Joéser Alvarez da Associação Coletivo Madeirista ACME, será realizada uma sessão por mês na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
.
ARTES PLÁSTICAS É TEMA DE MOSTRA
O Ciclo de Cinema Arte, realizado de 17 de abril a 22 de maio nas tardes de sexta-feira foi uma inovação da direção da Casa de Cultura Ivan Marrocos em 2009. Com o objetivo de discutir, avaliar e conhecer sobre a vida e obra dos grandes artistas plásticos foram apresentados filmes como: "Sombras de Goya", "Vincent Van Gogh", "Frida", "Camile Claudel". Artistas plásticos como Rita Queiroz que acompanhou as sessões, aprovou a idéia. CINERAMAOutro espaço criado este ano foi o Cinerama, que funciona na Faculdade São Lucas. "Como água para chocolate", foi o primeiro filme apresentado em 21 de maio deste ano. O projeto é coordenado pelos docentes José Lucas Pedreira Bueno e Walace Soares de Oliveira, que também são curadores. O Cinerama prevê sessões quinzenais até novembro deste ano, direcionado aos acadêmicos e população em geral. As sessões, inicialmente a tarde, foram transferidas para o período noturno, sempre as quintas-feiras. Mais informações no site: ead.saolucas.edu.br/cinerama
.
DOCTV NO MERCADO CULTURAL
O recém-inaugurado Mercado Cultural também oferece mais uma opção para quem quer conhecer a produção brasileira. As cores, formas, cultura, dificuldades e curiosidades do povo brasileiro são temas para os documentários exibidos toda sexta-feira. Os filmes fazem parte do circuito DOCTV, que está em sua quarta edição.
.
POPULAÇÃO DA ZONA LESTE TEM O CINE + CULTURA
Na zona leste da Capital a escola Marcelo Cândia abriga o Cine + Cultura e também exibe os documentários do DOCTV. O lançamento foi em 20 de março deste ano. As sessões acontecem no sábado as 16h30. A programação, tanto do cinema quanto da escola, pode ser acessada através do blog da instituição: http://escolamcpv.blogspot.com
.
OUTROS CINECLUBES
Outros cineclubes, como o da Faculdade Católica e os cinemas itinerantes, promovem maior interação entre a platéia e a obra e cada vez mais amplia o acesso a cultura e as produções cinematográficas que estão fora do circuito comercial.

.
PROGRAMAÇÃO DO CINE SESC
Dias: 16, 23 e 30 de julho
Filme? O enfermeiro - Exposição Machado de Assis
Horário: 20h00 - Indicação: 18 anos
Sinopse: Adaptação de um dos melhores contos do genial Machado de Assis (1839-1908), que conta com grandes interpretações dos atores Paulo Autran e Matheus Nachtergaele. Conheça a história de Procópio, um rapaz formado em Teologia que vai a uma pequena cidade no interior cuidar de um velho rico, Coronel Felisberto, que além de doente, possui um comportamento agressivo e intolerante. Movido parte pelas virtudes recomendadas pelo vigário local, mansidão e caridade, e parte pelo bom ordenado, o enfermeiro resiste a xingamentos e bengaladas, até que um dia....Direção: Mauro Farias
.
Dias: 17, 24 e 31 de julho
Filme: "Amarelo Manga" - Programadora Brasil
Horário: 20h00 - Indicação: 14 anos
Sinopse: Um universo de armadilhas e vinganças de pessoas que giram em torno de outras pessoas. Com Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes e Chico Diaz. Mais informações: AQUI. Direção: Cláudio Assis
.
Cine Sesc - Sessão Infantil
Dias: 18 e 25 de julho
Horário: 17h00 - Indicação: livre
Sinopse: Dois garotos foram criados como se fossem irmãos, até que são separados. Ao crescerem eles se reencontram, mas agora são rivais na busca por uma fada.
.
Cine Sesc Sessão Adulta
Dias: 18 e 25 de julho
Horário: 19h30 - Indicação: 16 anosS
inopse: Um conhecido repórter do tempo retorna à sua cidade-natal, devido ao enterro de seu pai. Lá ele encontra uma parte da família a qual não conhecia, que lhe cobra que se vingue da morte. Com José Dumont, Giulia Gam, Guilherme Weber, Selton Mello, Luiz Carlos Vasconcelos, Matheus Nachtergaele, Renata Sorrah e Paulo César Pereio.
.
Cine Sesc Terceira Idade
Data: 16 de julho (quinta-feira)
Horário: 15h00 - Indicação livre
Sinopse: Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.
.
Fonte: Eliane Viana para o site Notícia na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: