terça-feira, 14 de julho de 2009

CineOca volta a exibir no Sesc e começa com: “Patativa do Assaré – Ave Poesia”

O filme “Patativa do Assaré – Ave Poesia”, de Rosemberg Cariri marca a volta do CineOca, cineclube de Rondônia ao circuito cultural de Porto Velho. A Sessão de reestréia acontece nesta quarta-feira, dia 15 de julho, às 20h, junto com a abertura oficial da programação de cinema do Sesc Esplanada.
O filme presta uma homenagem a Antonio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular nordestino que publicou cinco livros e teve versos de sua autoria transformados em música por Luiz Gonzaga e Gilberto Gil. Em 2009 completaria 100 anos de existência. Desde que o audicine foi fechado para reforma, tanto o CineOca, quanto o Sesc ficaram sem exibir produções de caráter cultural, mesmo assim não deixaram de articular ações para contribuir com o audiovisual no Estado. O Circuito em construção, realizado em abril, é um exemplo da preocupação em democratizar a sétima arte. O evento foi um importante passo para a implantação de uma política cineclubista na região. “Precisamos criar espaços para o circuito alternativo de cinema. O público tem direito de assistir às produções de qualidade. Os filmes são feitos para serem vistos”, declara Simone Norberto presidente do CineOca.
O documentário sobre o poeta Patativa é um filme premiado que está sendo exibido num projeto inovador no que se refere a distribuição. Trata-se do Circuito Patativa, promovido pelo Conselho Nacional de Cineclubes, através da Filmoteca Carlos Vieira com parceria do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABD - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural e dos realizadores que disponibilizaram gratuitamente os direitos de exibição de suas obras ao CNC. "Somamos hoje mais de 350 cineclubes filiados ao CNC. Todos atuando de maneira isolada, fato que apesar de sua inegável importância, não traduz para a sociedade a real dimensão do trabalho realizado. Desta forma, pensamos que a realização de uma atividade conjunta com cineclubes de todo o país dará visibilidade ao trabalho ajudando na consolidação dos apoios locais necessários a manutenção das atividades dos cineclubes", afirma Claudino de Jesus presidente do CNC.CineOcaO cineclube, fundado em 2005, já exibiu em parceria com Sesc e vários outras instituições, tais como Brasil Telecom, Cinema Br em Movimento, realizadores locais, projeto DOC TV, vários títulos da cinematografia brasileira, mundial e regional. “O objetivo de um cineclube é promover a formação crítica do cidadão através do audiovisual, por isso a nossa proposta é sempre discutir os filmes, suas temáticas, linguagens, inovações, após a exibição”, explica Malu Calixto, tesoureira da instituição.
O CineOca tem em seu histórico a realização de mostras como o “Nosso olhar”, com produções regionais, “Cinema Alemão Contemporâneo” e “Aldeia Guaporé de Artes”.
Serviço
Cineoca - Filme: “Patativa do Assaré – Ave Poesia”
Onde: Audicine do Sesc
Quando: quarta-feira, 15 de julho
Que horas: 20h
.
Fonte: Malu Calixto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: