quarta-feira, 8 de julho de 2009

Aprendizagem e multiculturalismo é tema de livros, organizados por professoras da Unir, que serão laçados dia 10.07 na UNIR Centro

Nesta sexta-feira (10), às 19h, no Auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), à Avenida Presidente Dutra, nº 2965, será realizado o lançamento dos livros “Multiculturalismo na Amazônia: o singular e o plural em reflexões e ações” e “Aprendizagem da docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e recentes pesquisas na área”, organizados, respectivamente, pelas professoras da Unir Nair Ferreira Gurgel do Amaral e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.
.
Multiculturalismo na Amazônia* - A professora Nair diz que o livro “Multiculturalismo na Amazônia: o singular e o plural em reflexões e ações” é uma iniciativa do Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem (GEAL) da Universidade que desenvolve o projeto “Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia - ALFAM”.
A obra, segundo a organizadora, pretende contribuir socialmente para a redução de fatores excludentes. “É um livro plural e singular ao mesmo tempo. Plural porque aborda questões multiculturais e é singular porque é amazônida, trata de aspectos da nossa região, do nosso povo: ribeirinhos, quilombolas, índios; e mais: trabalhadores, migrantes, mulheres, crianças, sem-terras, sem-tetos, sem-salários, sem-escolas, pobres, discriminados, oprimidos”, explica.
Nair destaca que o melhor desses estudos é que eles apontam saídas. “Os autores construíram pontes, estradas, abriram portas, derrubaram muros. Enfim, para um multiculturalismo efetivo, apresentaram-se sugestões, encaminharam-se propostas e aprovaram-se projetos, todos no intuito de minimizar os efeitos do monoculturalismo elitista”, ressalta.
.
Aprendizagens da docência – O livro “Aprendizagens da docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e as recentes pesquisas na área” é um livro que reúne um conjunto de textos produzidos por pesquisadores que atuam na área de formação de professores.
A professora Maria Lília, da Unir, que o organizou junto com a professora Solange Helena Ximenes Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA), destaca o caráter interinstitucional da obra, que além de trazer artigos de pesquisadores da Unir, reúne trabalhos de docentes das universidades Federal de São Carlos (UFSCar), Federal do Pará (UFPA), Estadual de São Paulo (Unesp) e Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Maria Lília explica que o foco central do livro gira em torno da docência enquanto espaço de aprendizagens. “São temas de grande interesse na formação de professores e daqueles que lidam com a educação, quer seja como discente, docente ou gestor”, finaliza.
.
SERVIÇO
Lançamento dos livros;
- “Multiculturalismo na Amazônia: o singular e o plural em reflexões e ações”, organizado por Nair Ferreira Gurgel do Amaral
- “Aprendizagem da docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção profissional e recentes pesquisas na área”, organizado por Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e Solange Helena Ximenes Rocha
Quando: sexta-feira, 10 de julho
Horário: 19h00
Onde: Auditório da Unir-Centro, Av. Presidente Dutra, nº 2965
.
Fonte: Ascom/Unir
.
* Peço licença para o 'jabá'. Mas, esse eu agarantcho!!!
Contem textos dos pesquisadores do GEAL/ALFAM - projeto que eu participo.
Vale a leitura.
Apreciem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: