quarta-feira, 3 de junho de 2009

Parêntes - Leitura no ônibus Completa três anos

O informativo “Leitura no Ônibus” está completando três anos de sucesso, recheado de informações úteis aos seus leitores o jornalzinho é distribuído pelos quatro cantos de Porto Velho de quinze em quinze dias gratuitamente. Acompanhamos o desenvolvimento do projeto desde o inicio quando o escritor Luiz Albuquerque nos apresentou os traços ou a idéia de como pretendia lançar o “periódico quinzenal”. Na realidade, Luiz Albuquerque colocou para apreciação da população que utiliza o transporte coletivo na capital do estado de Rondônia o “Movimento Cultural “Leitura no Ônibus”. “Nosso objetivo ao lançar o Movimento, era proporcionar a todas as camadas sociais, uma leitura gratuita, atrativa, dinâmica e de fácil compreensão”, disse Albuquerque. Atualmente segundo o idealizador do Movimento, são distribuídos gratuitamente 10 mil exemplares a cada 15 dias em 127 pontos diferentes nas Zonas Norte, Leste, Sul e Central de Porto Velho, de onde cada leitor retira seu exemplar e leva para casa, trabalho, escola etc. “O exemplar nº 1 circulou em maio de 2006”, afirma Luiz.
Segundo o editor do Leitura no Ônibus, em média, cada exemplar é lido por no mínimo três pessoas. “Até o nº 35, as edições eram semanais com 5 mil exemplares de 4 páginas em preto-e-branco. A partir do nº 36, as edições passaram a ser de 10 mil exemplares quinzenais e a partir do nº 64 passaram a ser coloridos e com 8 páginas”.
O Movimento Cultural “Leitura no ônibus” quando começou e por muitos meses contou apenas com a boa vontade do Luiz Albuquerque e seus colaboradores sem nenhum patrocínio. “Pagávamos a impressão do nosso bolso”. Hoje muito bem estruturado o “Leitura” é disputado pelos leitores, principalmente nas repartições públicos onde os exemplares são disputadíssimos. Curiosidades, piadas e notícias de um modo geral fazem parte do conteúdo das edições do “Leitura no Ônibus”.
Vejam os números do “Leitura no Ônibus”. 83 edições, 635 mil exemplares impressos; 3.300.000 páginas impressas (equivalente a 33 mil livros de 100 páginas); 1.835.000 leitores em média (4 vezes a população total de Porto Velho); 214 metros de altura se colocados um sobre o outro (equivalente à altura do maior do Brasil, o Edifício Itália de São Paulo, que tem 70 andares); 5.025 kg se fossem pesados juntos; 110 km, se colocados todos os exemplares lado a lado (equivalente a distância de Porto Velho a Itapuã do Oeste.
Por tudo isso o Leitura no Ônibus, merece nossa consideração.
.
Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: