quinta-feira, 14 de maio de 2009

Prefeitura realiza II Cursinho Pré-Vestibular Municipal. Inscrições de 18 a 21.05.

Os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, até os que estudaram em escolas particulares, em geral, costumam encontram dificuldade para ingressar nas instituições públicas de ensino superior, devido a concorrência de vagas. Uma opção bastante comum entre esse público é buscar melhor preparação fazendo um cursinho pré-vestibular. Mas nem todos têm condições de pagar por um. Foi pensando nesse público que a prefeitura de Porto Velho criou o Cursinho Pré-Vestibular Municipal, que abre inscrições para sua segunda edição na próxima semana, do dia 18 a 21 de maio. “No ano passado nós fizemos uma experiência realizando o cursinho. Houve sim desistência por parte de vários cursistas, mas entre os que permaneceram até o fim o resultado foi bastante positivo e grande parte conseguiu obter aprovação no vestibular da Universidade Federal de Rondônia – Unir, o que nos motivou a dar continuidade ao projeto. Acreditamos que os que se inscreverem para essa edição já terão a consciência de que apesar de ser um cursinho público, o material pedagógico é de qualidade e os professores altamente qualificados”, diz a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.
Para essa edição foram abertas 615 vagas, distribuídas entre os seguintes núcleos:
Colégio Interação: Rua Irmã Capelli, s/n, Centro.
Igreja Batista Memorial: Rua Engenheiro Paulo Pinheiro, nº 8218, bairro Tancredo Neves.
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré: Rua Aquariquara, nº 200, bairro Jardim Eldorado II.
Escola Municipal Vôo da Juriti: Rua Antonio Fraga Moreira, nº 2833, bairro JK II.
Escola Municipal Maria Isaura: Rua 6, nº 100, bairro Costa e Silva.
As inscrições, com exceção da escola Maria Isaura, podem ser feitas direto nos núcleos, das 19 horas às 22 horas.
Os interessados em se inscrever para o núcleo Maria Isaura devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Rua Aparício de Morais, nº 3619, Setor Industrial, e procurarem a Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), também no período noturno, das 19 horas às 22 horas.
Durante o dia, das 8 horas às 14 horas, a Semed vai funcionar como pólo de inscrição para os demais núcleos. Os documentos necessários para se inscrever são original e xérox da Carteira de Identidade, CPF, Titulo de Eleitor e comprovante de residência. Podem participar do cursinho jovens e adultos que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio; tenham mais de 18 anos; sejam egressos de escolas públicas ou particulares bolsistas, cuja renda mensal não seja superior a três salários mínimos. Quinze por cento das vagas são destinadas a funcionários públicos do Município e também há quotas especiais para portadores de necessidades especiais. O cursinho terá duração de aproximadamente sete meses, até a segunda fase do vestibular da Unir.
As aulas devem iniciar no dia 1º de junho, ocorrendo no período noturno, nos cinco núcleos espalhados pela cidade. A aula inaugural acontece no dia 28 de maio, das 14 horas às 18 horas, no Teatro Banzeiros do Centro de Formação dos Profissionais em Educação de Porto Velho. Mais informações na Semed, pelo telefone 3901-3317. ResultadoSem pisar em uma sala de aula há mais de 25 anos, o servidor público municipal Noé Alcantara Barbosa, 60 anos, que cursou o Pré-Vestibular Municipal em 2008, surpreendeu até a si mesmo ao se classificar em 11º lugar no último vestibular da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para o curso de Letras – Espanhol. “Quando eu vi o meu nome na lista de aprovados não acreditei. Ainda não estou acreditando”, disse o acadêmico, enquanto reunia a documentação necessária para efetivar a matrícula. Noé trabalha como auxiliar de serviços gerais na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi no ambiente de trabalho que recebeu um estímulo para voltar a estudar. Percebeu a movimentação de jovens se inscrevendo para o cursinho e decidiu participar, mas sem nenhuma pretensão. “Quando as aulas terminaram acabei prestando o vestibular, mas nem sonhando imaginei que pudesse passar. Acabei ficando em 11º lugar, uma boa colocação”, fala Noé, salientando que escolheu o curso de Letras – Espanhol por achar a língua bonita.
.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: