terça-feira, 19 de maio de 2009

Exposição "A Transversalidade do Olhar Matuto", de 21 a 30.05, na Casa de Cultura Ivan Marrocos

Com trabalho conceituado no Brasil e na Europa, o artista plástico Jair Gabriel se une mais uma vez ao fotógrafo Walteir Costa para apresentar à população portovelhense obras em pintura e fotografia.
A exposição ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’ é uma contribuição ao conhecimento das diferentes visões sobre o universo amazônico e expressão da realidade dos fortes impactos ambientais e sociais na região.
Os artistas fazem a exposição de suas obras entre os dias 21 e 30 de maio, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
A proposta é estar na contramão da velocidade dos dias atuais e trazer a arte como uma reflexão necessária à própria existência humana e despertar o olhar do espectador para a essência de fazer parte da vida que o cerca – a natureza em suas variadas formas. Para isto, as duas linguagens visuais - pintura e fotografia - encontram-se em um mesmo espaço de maneira articulada e harmoniosa.
A exposição de Jair Gabriel e Walteir Costa faz parte do projeto Vitrine Amazônica que tem por objetivo divulgar os trabalhos dos artistas locais, trabalha a formação de públicos e apresenta múltiplas possibilidades de fortalecimento da cultura regional. ‘A Transversalidade do Olhar Matuto’ tem como enfoque a visão do homem nascido e criado na controvertida e diversificada região Amazônia. Esta é a segunda edição de “A arte de Jair Gabriel & a fotografia de Walteir Costa”, que organizaram em 2004 a mostra “Natureza – Encanto e simplicidade”, também na casa de Cultura Ivan Marrocos. Os artistasJair Gabriel foi durante parte de sua vida um seringueiro na Amazônia. Pintor autodidata, desenvolveu sua vocação em um estilo próprio e utilizando a técnica do pontilhismo. Sua inspiração vem principalmente dos tempos vividos na floresta, expressando sua criatividade em combinação de cores. Pássaros, ramos, borboletas, figuras humanas compõem suas telas. Sua arte é genuinamente brasileira, amazônica. Em países como França, Itália, Suíça e Portugal, onde já realizou exposições de suas pinturas, seus trabalhos conquistaram respeito e admiração. O fotógrafo Walteir Costa é também psicólogo e historiador. Desde 1985 é fotógrafo profissional, fez o registro oficial do Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planafloro), concentrando suas lentes na floresta amazônica. Tem fotos publicadas em jornais, revistas, livros, cartões telefônicos, catálogos e participou de diversas exposições voltadas à questão ambiental. Registrou espécies nobres da flora amazônica para o álbum fotográfico artesanal do Projeto Arvoredo, do Centro Espírita União do Vegetal Mestre Iagora. Desde 1999 ministra cursos de fotografia.Realização 3 Mais Comunicação, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, dos Esportes e do Lazer (Secel) e do vereador Jaime Gazola (PV).
3 Mais Comunicação
A 3 Mais Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação formada por jornalistas e publicitários com credibilidade e experiência no mercado. Oferece soluções de comunicação integrada e gera relacionamentos de qualidade com públicos estratégicos. Atuação principal em assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia e publicações editoriais; desenvolve trabalhos em comunicação corporativa, consultoria e planejamento, endomarketing, comunicação interna e eventos.
.
Fonte: 3 Mais Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: