quarta-feira, 6 de maio de 2009

Anderson Silva, baixista da Soda Acústica, é entrevistado pelo Tá pra Parir!

Em meio aos preparativos para o lançamento do primeiro CD da Banda, Anderson Silva, baixista da Soda Acústica, fala ao Blog “Tá pra Parir!” sobre suas experiências musicais, processos de criação, novidades do novo álbum da Banda, entre outros assuntos.

TÁ PRA PARIR! Quando começou sua relação com a música? Antes da Soda, você já trabalhava nesse ramo?
ANDERSON SILVA: Minha relação com a música começou, acho que, ali pelos 14 anos , quando comecei a participar de um grupo de jovens na igreja; anos depois, descobri que um dos motivos de ter freqüentado a igreja foi a música. Descobri uma religião dentro de outra... (risos) Brincadeira!
Na verdade a coisa começou como uma semente brotando timidamente; com a formação da banda é que realmente passei a estudar, pesquisar, compor, tocar, fazendo música todos os dias e, como conseqüência, deixei a participação na igreja... (risos). Achei minha religião? Ainda não sei...

TÁ PRA PARIR!: A propósito, como foi o início da Banda?
ANDERSON SILVA: O lance da banda começou na UNIR: o Rinaldo ia participar de uma mostra de música e convidou o André, depois chamaram o Hercílio para o contrabaixo; nesse tempo eu era apenas um admirador, gostava do som deles. Depois o Hercílio teve de viajar, e na vaga, acabei entrando e fui aprender a tocar contrabaixo. Daí já era - não saí mais... (risos).

TÁ PRA PARIR!: Você possui alguma formação na área musical? Qual?
ANDERSON SILVA: Atualmente estou fazendo o Curso de Graduação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UNIR, mas aprendi a tocar violão e contra-baixo por minha conta mesmo.

TÁ PRA PARIR!: Você compõe também, além de tocar? Como é o seu processo criação?
ANDERSON SILVA: Também sou compositor, apesar de ainda não suportar o peso dessa palavra, mas, tenho algumas composições prontas e outras em andamento.
Meu processo de criação acontece de diversas formas: às vezes de modo romântico, as vezes por transpiração mesmo, aproveitando um insight do momento. Daí tento desenvolver esse motivo, essa fagulha até me convencer de que está bom. Acho que é isso.

TÁ PRA PARIR!: Há alguma composição sua nesse CD? Quais?
ANDERSON SILVA: Tem sim, as músicas “TÉDIO” e “QUE IDÉIA É ESSA?”.

TÁ PRA PARIR!: Em qual função artística você se considera mais maduro: como compositor ou como intérprete? Por quê?
ANDERSON SILVA: Na verdade não sei, pois me considero muito imaturo tanto pra uma quanto pra outra coisa, mas quero as duas. Gosto de compor e também de cantar, apesar de me achar deficiente nas duas áreas.


TÁ PRA PARIR!: Quais são suas perspectivas com a gravação do CD?
ANDERSON SILVA: São grandes...acho que, com esse álbum vai dar pra divulgar bem nosso trabalho, graças ao patrocínio da Funarte, pelo Projeto Pixinguinha. Gostamos do jeito que ficou, e através do site da Banda, vamos poder divulgar bastante nosso trabalho com esse material.

TÁ PRA PARIR!: A banda pretende realizar shows em outros Estados? Quais?
ANDERSON SILVA: Pretendemos sim. Já com o CD pronto, vamos divulgá-lo bastante e participar de vários festivais importantes na cena independente da música brasileira.

TÁ PRA PARIR!: O que o público pode esperar desse novo trabalho da Soda? Há novidades em relação ao repertório? E o púbico-alvo permanece o mesmo?
ANDERSON SILVA: Tem coisas interessantes: músicas novas, novos arranjos e contamos com a pareceria do Dirceu, do Estúdio Bicho do Mato, que ajudou na produção do CD. Os Shows terão uma proposta multimídia, por conta da ACME Produções, o que ajuda pra que a coisa fique bem criativa, de maneira geral.

TÁ PRA PARIR!: Como você classificaria a Soda, no cenário musical brasileiro?
ANDERSON SILVA: Penso que a Soda tem muito a dizer no cenário musical brasileiro, principalmente num momento que a música independente se insere num circuito alternativo, quase que, um Movimento em âmbito nacional, revelando muitas novidades – a gente está buscando nosso espaço.

TÁ PRA PARIR!: Quais são suas influências musicais e de que forma elas influenciam no seu trabalho com a Soda?
ANDERSON SILVA: Tudo que ouço me influencia, mas gosto muito dos Beatles, Amy Winehouse, Jorge Drexler, Omara Portuondo, Luiz Tatit, Secos e Molhados, Roberto Carlos, Cibelle, Céu, Ceumar, Itamar Assumpção e tantos outros...além disso, como tenho ouvido ultimamente de tudo, todos me influenciam...(risos).

.Fotos: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: