terça-feira, 24 de março de 2009

MEC inclui trabalho de aluno de pós da UNIR no Banco Internacional de Recursos Multimídia

Projeto foi desenvolvido junto ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática, do Campus de Ji-Paraná

A monografia “O Uso do Software Plotweigly: Concepções Históricas e Práticas” do aluno Hailton César Alves dos Reis, do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática, do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi selecionada para integrar o Banco Internacional de Recursos Multimídia do Ministério de Educação (MEC).
Desenvolvida sob a orientação do professor Fernando Luiz Cardoso, a monografia foi submetida ao Departamento de Matemática (DMAT) no final de 2008 e aprovada como parte dos requisitos para a obtenção, por Hailton, do grau de Especialista em Educação Matemática. Segundo o autor, seu trabalho é uma proposta que visa analisar caminhos para a prática do uso de softwares matemáticos em sala de aula, destacando o uso do computador como instrumento de apoio à descoberta de conceitos e à resolução de problemas.
O Banco Internacional de Recursos Multimídia do MEC é um repositório de materiais pedagógicos digitais, tais como vídeos, jogos educacionais, animações, simulações, imagens, mapas interativos, entre outros, todos de acesso livre e gratuito. Os materiais publicados neste Banco Internacional estão disponíveis para visualização e download a toda a comunidade educacional do Brasil (desde a infantil até ensino superior, nas mais diversas áreas do conhecimento) e demais países interessados em acessá-los. Tal iniciativa integra-se às políticas da Rede Latino-americana de Portais Educacionais (RELPE) e à Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), parceiros do MEC.
Ao final do seu trabalho, Hailton reconhece que “um esforço considerável por parte do Governo Federal e de Rondônia (com o ‘Projeto Alvorada’) foi feito no sentido de possibilitar que em cada escola do Estado exista pelo menos um laboratório de informática ativo”. Adverte, no entanto, que, como procurou demonstrar na sua monografia “o computador/software nada mais é do que uma ferramenta a ser inserida no contexto escolar. É necessário um planejamento pedagógico aliado a profissionais da área de tecnologia da informação para que seja possível transformar um laboratório de informática em mais salas de aulas informatizadas”, conclui.
Hailton graduou-se em Matemática pela UNIR de Ji-Paraná em 2005. Atualmente, ele é servidor do Campus de Ji-Paraná e cursa Direito na UNIR de Cacoal.
Acesse o site do Banco Internacional de Recursos Multimídia do MEC no endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

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Fonte: UNIR

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