quinta-feira, 26 de março de 2009

Mais informações sobre as Oficinas oferecidas pelo Itaú Cultural, dia 27 e 28.03 em PVH

Escola Municipal Ulisses Soares Ferreira da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho e o Itaú Cultural
promovem Oficinas de Jornalismo Cultural e lançam os editais de fomento Rumos 2009 nas áreas de
expressões da Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural.

Local: Escola Ulisses Soares Ferreira - Rua José Amador dos Reis, 2938 - Bairro: JK1, próximo à Paróquia São Tiago.

Data: 27 e 28 de março, sexta e sábado. Horário: das 09h30 às 18h00, com intervalo de 01h30 para almoço

Vagas: 34 pessoas (sendo até 02 pessoas por computador).
Critério de participação: as vagas serão preenchidas por ordem de chegada dos interessados nos dias das oficinas.


A Abertura do evento contará com representantes do Itaú Cultural - Claudiney Ferreira (gerente do Núcleo Diálogos) e Marcelo Monzani (produtor executivo do Rumos 2009) - que conversarão com o público presente sobre os editais do programa Rumos 2009 e apresentarão os ministrantes das Oficinas: Eliane Brum e Fábio Malini.

AS OFICINAS
Dia 27, sexta-feira
das 09h30h às 12h30 e das 14h às 18h
Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular, com Eliane Brum
Oficina de reportagem em jornalismo cultural, com destaque para a construção de personagens. Aberta a profissionais e estudantes de jornalismo, a atividade tem como foco uma reflexão sobre o que é um olhar singular para o jornalista, que deve ser livre de clichês, do óbvio e do mero exótico. A definição do projeto, a organização da pauta e as técnicas de entrevista são alguns dos tópicos abordados. Os participantes que quiserem produzir um texto terão seu trabalho divulgado no blog http://rumos2009.wordpress.com/
Eliane Brum é jornalista e documentarista, repórter especial da revista Época, com mais de 40 prêmios de reportagem, como Esso, Vladimir Herzog e Sociedade Interamericana de Imprensa. Gaúcha de Ijuí, trabalhou no jornal Zero Hora, de Porto Alegre. O Olho da Rua (2008, Globo) é seu terceiro e mais recente livro. O documentário Uma história severina (2005), do qual é co-diretora e co-roteirista, foi contemplado com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. Seu foco de trabalho são os personagem anônimos.
.
Dia 28, sábado
das 09h30 às 12h30 e das 13h às 18h
Blogs, Estilos Textuais e a Construção da Reputação em Rede com Fábio MaliniOficina que aborda o estado geral da blogosfera brasileira, mostrando os diferentes formatos e estilos textuais dos blogs brasileiros - sobretudo as clivagens entre blogs, jornalismo e literatura - que se predominaram durante os últimos 10 anos na rede. A atividade também discute o estado da blogosfera local em cada um dos Estados onde é realizada e, num terceiro momento, propõe exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs. Por fim, há um debate sobre os principais dilemas da prática blogueira.
Fabio Malini é professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisador-associado do Laboratório de Estudos sobre Território e Comunicação e do Laboratório CiberIdea, ambos da UFRJ. É membro da equipe do periódico acadêmico Revista Lugar Comum e do comitê editorial da Revista Global.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redes Sociais, Território e Novas Mídias. Vive e trabalha em Vitória (ES). Mantém o blog http://fabiomalini.wordpress.com/
.
Todas as informações sobre o editais Rumos 2009 - prazos, prêmios e como enviar projetos - podem ser obtidas no site: http://www.itaucultural.org.br/ .
No BLOG http://rumos2009.wordpress.com/ todos podem acompanhar e interagir com as atividades Rumos por todo o Brasil.
Contato: luiz.pedreira@comunicacaoririgida.com.br Tel 11 8405-4664

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: