quarta-feira, 25 de março de 2009

Equipe do projeto RUMOS - Itaú Cultural vem a Porto Velho lançar editais

Porto Velho (RO) recebe as equipes do Itaú Cultural nos dias 27 e 28, para debater os processos de criação na produção artística brasileira e internacional, e lançar os novos editais do programa Rumos nos segmentos Arte Cibernética; Cinema e Vídeo; Dança; e Jornalismo Cultural. A série de itinerâncias destes grupos, formados por um total de nove representantes do instituto e 33 palestrantes convidados – entre professores, artistas e jornalistas – foi iniciada em 9 de março e já passou por Goiás, Brasília, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul , Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Acre.
Depois de João Pessoa (PB), Recife (PE), Porto Velho (RO) e Macapá (AP), segue, em abril, para Boa Vista (RR), Belém (PR), Manaus (AM), Aracaju (SE), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI) e Maceió (AL). Somando 58 atividades, incluindo o lançamento em São Paulo, a itinerância fecha na região sul – Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba – no final de abril, quando terá passado pelas 27 capitais do país.
Rondônia
Dias 27 e 28 de março, o grupo do Itaú Cultural que tem como representantes Marcelo Monzani, produtor executivo das itinerâncias, e Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Diálogos do instituto, chega a Porto Velho e o Rumos 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, à Escola Municipal Ulisses Soares Ferreira. Os palestrantes convidados são: Eliane Brum, jornalista, documentarista, e repórter especial da revista Época, e Fábio Malini, jornalista e professor adjunto do departamento de comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Na sexta-feira, 27, Eliane Brum ministra a oficina de jornalismo cultural Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular, em dois horários: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h . A atividade tem como primeiro momento uma reflexão sobre o que é um olhar singular para o jornalista. Entre os principais temas abordados, a pesquisa e a escolha do personagem, a técnica da entrevista, e a transpiração na produção do texto. Os participantes podem apresentar aos oficineiros sugestões que podem ser objetos do exercício.
No sábado, é a vez de Fábio Malini ministrar a oficina de jornalismo cultural Blogs, Estilos Textuais e a Construção da Reputação em Rede, das 9h30 às 12h30 , e das 14h às 18 h. A atividade aborda o estado geral da blogosfera brasileira, mostrando os diferentes formatos e estilos textuais dos blogs brasileiros que predominaram durante os últimos 10 anos na rede. Também discute o estado da blogosfera local em cada um dos Estados onde é realizada e propõe exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs. No final, haverá um debate sobre os principais dilemas da prática blogueira.
Rumos Itaú Cultural
Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, em 12 anos o programa Rumos já recebeu mais de 18 mil inscrições e apoiou o desenvolvimento de 794 projetos em Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Música, Dança, Literatura, Arte e Tecnologia, Educação, Pesquisa Acadêmica e Jornalismo Cultural. Até hoje, já atingiu mais de 2 milhões de pessoas em todo o país.
Neste ano, os novos editais do programa Rumos (Arte Cibernética; Cinema e Vídeo – nesta edição com foco diferenciado dos anteriores, indo além do documentário –; Dança; e Jornalismo Cultural) abriram as inscrições no dia 4 de março. Com exceção de Jornalismo Cultural (que encerra no dia 31 de julho), o prazo para se inscrever é até 29 de maio. A seleção dos projetos será feita por comissões autônomas formadas por especialistas nas áreas contempladas e um representante do Itaú Cultural. Os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2009. Em todos os casos, a divulgação será feita por meio da imprensa e do site da instituição www.itaucultural.org.br/rumos, onde se encontram os quatro editais e por meio do qual deve se fazer a inscrição gratuita.
No total, o Rumos 2009 tem nove ações em andamento, somando ao lançamento dos quatro editais a difusão dos trabalhos selecionados em Artes Visuais – com uma exposição recém-inaugurada em São Paulo que, depois, seguirá para mais quatro cidades – e em Educação, Cultura e Arte, com uma série de seminários. A esta ação soma-se o cruzamento de entrevistas realizadas junto aos inscritos dando início a um mapeamento que traça o perfil dos artistas e educadores nas diferentes regiões do país.
.
Fonte: Assessoria de imprensa.
.
*Em tempo: ano passado a Banda Soda Acústica representou Rondônia no Projeto Rumos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: