segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Parênteses - Usinas Hidrelétricas: questão será debatida em seminário internacional

Porto Velho, a capital amazônica das Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira, recebe no dia 24 de novembro, no auditório da Faculdade São Lucas (Rua Alexandre Guimarães, 1927, Areal, Porto Velho - Rondônia), o VI Seminário Internacional de Sustentabilidade, evento que reunirá em um só palco os maiores nomes da sustentabilidade e do meio ambiente do Brasil e do Planeta.
O evento em questão tende a analisar e discutir diversos assuntos relacionados à sustentabilidade e às temáticas ambientais em destaque. Em pauta, há a recente questão da Usina de Jirau, no Rio Madeira (Porto Velho – RO), uma vez que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) concluiu que a mudança no local da construção da usina atende as exigências técnicas da concessão. Apesar de não ter terminado a análise do projeto básico da usina, a agência enviou ao Ibama documento em que afirma que não vê problemas no início da construção do canteiro de obras, que inclui ações preparativas para a construção da obra em si.
Ainda, o grupo Energia Sustentável do Brasil, que venceu o leilão da usina de Jirau, pediu à Aneel autorização para incluir duas novas turbinas no projeto, que já prevê 44 máquinas. Com isso, a usina terá 150 MW de potência instalada a mais - o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes.
A usina de Jirau e também a de Santo Antonio pertencem a um projeto denominado "Madeira", em alusão ao Rio Madeira, onde serão instaladas. É importante ressaltar que tais usinas hidrelétricas não são apenas grandes projetos de engenharia e arquitetura moderna, uma vez que a construção das Usinas do Madeira faz parte de um grande projeto para o desenvolvimento sustentável da região, integração nacional e para a melhoria de vida das populações de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso.
O tema das hidrelétricas será fortemente debatido no VI Seminário Internacional de Sustentabilidade, visto a grandiosidade do assunto para o próximo ano, já que o governo declarou que pretende licitar mais oito hidrelétricas em 2009, de acordo com informações do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
Zimmermann adiantou que serão leiloadas as usinas de Barra do Pomba e Cambuci (ambas no Rio de Janeiro), além de cinco outras unidades movidas à água na bacia do Parnaíba e da usina de Belo Monte (no Xingu, oeste do Pará), a de maior capacidade com potencial de 11.182 megawatts.
No corrente ano, o governo leiloou apenas as usinas de Jirau, no complexo do Rio Madeira, e de Baixo do Iguaçu, no Paraná - citada no leilão de Energia Nova A-5, realizado pela Aneel através da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: