segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Festcine Amazônia debate tema de 2008: Não – A natureza não pode sair de cena, dia 14.11, no Sesc Esplanada

Dentro das tradicionais atividades paralelas à mostra de filmes competitivos durante o Festcine Amazônia, os debates promovidos pelas mesas redondas sempre atraem um expressivo público, principalmente pesquisadores, professores, acadêmicos e sociedade organizada. Em comum, o interesse em conhecer mais e colocar as idéias em discussão. No dia 14 de novembro, sexta-feira, das 8 da manhã as 11h00 acontece no Teatro Um do SESC Esplanada uma mesa redonda intitulada “Não. A Natureza Não pode Sair de Cena”, tema central do evento deste ano.
O debate tem o objetivo de propor um encontro de experiências e ao mesmo tempo promover reflexão sobre as atividades humanas no planeta e procurar ferramentas que garantam a sustentabilidade dos recursos sócio-ambientais. Para debater o tema o Festcine contará com a presença de quatro renomados profissionais: Antonio Alves, Eliakin Rufino, Wagner Waltenberg e Giovanni Allegretti. Debatedores:
Antonio Alves, cronista, poeta e pensador acreano, criador do conceito “Florestiana” no final dos anos 80 para promover a "cidadania" adaptada à floresta amazônica. Esta palavra define uma idéia simples e genial: se por cidadania se entende o sujeito que habita as cidades compreendendo todo um conjunto de relações e direitos com os outros e o território urbano, na floresta em pé os sujeitos que nela habitam e prosperam só podem ter florestania. Criou-se uma espécie de contracultura ambiental, avessa à depredação dos recursos natural e adversária do desenvolvimento com alto custo ambiental.
Eliakin Rufino, professor, poeta, músico, cantor e compositor, produtor cultural, jornalista e filósofo, traz sua experiência do Estado de Roraima. Tem sua carreira baseada na busca incessante da luta pelo meio ambiente. Já publicou 8 livros de Poesia: Pássaros Ariscos (1984) Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente (1995) Poesia para ler na cama (1997) entre outros. Lançou quatro CDs autorais: Amazônia legal (1997) Me toca (1998) Eliakin em Porto Alegre ao vivo (2006) Mestiço (2008). Eliakin tem composições suas gravadas em coletâneas de festivais e CDs com parceiros. Foi um dos selecionados do “Rumos Itaú da Música”, edição 2007/2009 e realizou seu show no Instituto Itaú Cultural no dia 8 de março de 2008. Entre outras atividades Produz e apresenta programas culturais no rádio e na televisão e desde março de 2007 é o diretor do Departamento de Cultura da Universidade Federal de Roraima.
Wagner Waltenberg, mineiro, psicólogo clinico, psicanalista, professor de criminologia e psicologia aplicada ao Direito, conhecedor da realidade amazônica e rondoniense. Atuou em Clinica de Psicologia em Juiz de Fora e Porto Velho. Trabalhou no sistema penitenciário Mineiro e Rondoniense. Foi membro da International Federation of Psychoanalytic Societies e membro do comitê brasileiro de preparação dos Les états généraux de la psychanalyse – Rio II Encontro Mundial 2003. Atualmente é Membro do Espaço Brasileiro de Psicanálise/RJ e Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora. Participou do I Congresso Estadual de Política Criminal e Penitenciária (1989), III Fórum brasileiro de Psicanálise (1993), Membro do Comitê Internacional de preparação do II Encontro Internacional dos Estados Gerais da Psicanálise (2003) Rio de Janeiro e ainda em congressos internacionais Simpósio Internacional de Indagação sobre o Inconsciente, Workshop Jacques Derrida/René Major e II Encontro mundial dos Estados Gerais da Psicanálise.
Giovanni Allegretti, Licenciado em Arquitetura (1996) e Doutorado em Planejamento Urbano, Territorial e Ambiental (2000) pela Universidade do Florença, Itália. Desde 2002 organiza cursos de Formação de Autarcas e Técnicos de diferentes países, sobre processos de participação dos habitantes a construção da cidade. Entre os países onde trabalhou tem Itália, Espanha, França, Inglaterra, Indonésia, Grécia, Kenya, Brasil, Suécia, Portugal. No âmbito do Cinema, é formado na Escola “Immagina” de Florença (2004), e tem participado da organização da sessão “Territórios” do Festival dei Popoli (Festival de cinema documental de Florença, Itália), junto com o Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Florença. Tem trabalhado como critico de cinema pelas revistas “Testimonianze” e “L’Altracittá” desde 1989. Quatro grandes nomes, de diferentes regiões do planeta para debater e discutir a natureza, a ética e a sustentabilidade para que a natureza não saia de cena. Aos participantes, será oferecido certificado.
Mais informações podem ser acessadas no endereço http://www.festcineamazonia.com.br/
A 6ª edição do Festival com o tema “Não – A Natureza não pode sair de cena” acontece em Porto Velho , Rondônia no período de 10 a 15 de novembro no SESC ESPLANADA, com entrada franca. O Festcine Amazônia conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura, tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: