quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lua em Concerto: Uma Olhar Erudito sobre a Obra de Luiz Gonzaga, dia 02.10

Lua em Concerto - Uma Olhar Erudito sobre a Obra de Luiz Gonzaga
Local: Boite Peixe Beer no Aquarius Selva Hotel
Rua: Roberto de Souza, 1760 - Nova Porto Velho - Porto Velho/RO
Data: 02 de outubro de 2008
Horário: 20h30m'
A venda de ingressos somente no local do show, preço do ingresso a R$ 15,00 e meia para professores da rede pública, estudantes e clientes do BB.

.
Em comemoração ao bicentenário do BB, o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante apresenta show em que músicos populares e eruditos dão novo tratamento a repertório do Rei do BaiãoUm show em homenagem a Luiz Gonzaga marca em Porto Velho os 200 anos do Banco do Brasil, cujo aniversário é celebrado em todo o país em 2008 pela programação do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante. Lua em Concerto – Uma Olhar Erudito sobre a Obra de Luiz Gonzaga acontece no dia 2 de outubro, às 20h30m, na Boite Peixe Beer, e reúne, sob a direção de Turíbio Santos, os músicos Nonato Luiz e Oswaldinho do Acordeon, acompanhados do soprano Carol MacDavit e de dois percussionistas. A apresentação mescla elementos nordestinos e clássicos, o erudito e o popular em processo de fusão e não de choque. O xote aproxima-se do jazz, o baião flerta com a música barroca, o xaxado muda de roupagem. Resulta dessas subversões uma alquimia de sons, composta de influências de diferentes matrizes culturais e sonoras, mas sem abandonar o vínculo com as raízes nordestinas.
Os violões imitam a sanfona com virtuosismo. Zabumba e triângulo são reciclados e se transformam num leque extenso de instrumentos percussivos. O soprano celebra a poesia simples, mas nem por isso menos forte.
Sobre os artistas
Turíbio Santos: Nasceu em 07 de março de 1943, em São Luís do Maranhão, e radicou-se com a família no Rio de Janeiro em 1946. Aprendeu a tocar violão aos 12 anos e, hoje, aos 65 anos e com 65 discos, Turíbio Santos é referência no instrumento. Coordena desde 2000 o projeto Villa Lobinhos, destinado a crianças de baixa renda.
Carol McDavit: Soprano americano que, ao obter o mestrado em música pela Manhattan School of Music de Nova York, veio para o Brasil. Atua no país como solista das mais importantes orquestras, como a Sinfônica Brasileira, OSESP e Petrobras Sinfônica. Interpretou papéis principais em óperas nos teatros Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo, Guaira de Curitiba, Castro Alves de Salvador, José de Alencar de Fortaleza e Nacional de Brasília e no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Viva la Mamma, Bastien e Bastienne e Dido and Aeneas). Como camerista realizou centenas de recitais em todas as regiões do Brasil e do exterior. Seus premiados CDs incluem obras sacras e coletâneas de canções brasileiras em duo com a pianista Maria Teresa Madeira, com o violonista Turíbio Santos entre muitos outros.
Nonato Luiz: Cearense de Lavras da Mangabeira, Nonato Luiz começou sua história artística aos 4 anos de idade. Aos 15 anos, já era o segundo violino da Sinfônica de Fortaleza. Nessa época, numa tendência clara entre o popular e o erudito, optou pelo violão como seu instrumento definitivo. Nonato Luiz é hoje um dos instrumentistas brasileiros mais respeitados no circuito europeu, onde vem desenvolvendo, ao longo dos anos, inúmeros concertos em violão , elogiados pela critica especializada. Suas músicas já foram gravadas por violonistas de todo o mundo.
Oswaldinho do Acordeon: Carioca, filho de Pedro Sertanejo, precursor do forró em São Paulo, Oswaldinho do Acordeon mudou-se para a capital paulista aos 8 anos onde iniciou-se no piano. Embora, sem professor, sempre namorava a sanfona. Aos 12 anos, já tocava profissionalmente com o pai na gravadora Continental e em diversos forrós. Em 1976, ganhou uma bolsa no Conservatório Dante, em Milão. Atualmente, com 22 discos gravados. Seu currículo registra gravações com Elba Ramalho, Caetano Veloso, Jackson do Pandeiro, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Paul Simon, Manu Dibango, Didier Lockwood entre muitos outros.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: