quinta-feira, 14 de agosto de 2008

I Jornada Internacional de História da América e Processos Migratórios, dias 15 e 16.08 na Riomar

Começa nesta sexta-feira (15), às 19h30, no auditório da Fundação Rio Madeira (Riomar), a I Jornada Internacional de História da América e Processos Migratórios, uma iniciativa conjunta dos Departamentos de História e de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), com apoio do Núcleo de Educação (NED) da instituição e da Fundação Riomar. Adiantando que será conferido certificado aos participantes, a professora doutora Lílian Maria Moser, diretora do Departamento de História da Unir, informou que as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 19h20 desta sexta-feira, na sede da Fundação Riomar (Avenida Joaquim Araújo Lima/antiga Abunã, 875).
O evento, conforme assegura Lílian Moser, contará com a presença dos professores Dr. Juan Marchena, Melania Rivers Rodriguez, José Luis Belmonte Postigo e Rosário Valpúesta (da Universidade Pablo de Olavide/Espanha) que estão no Brasil e neste período encontram-se visitando a Unir. De acordo com a titular do Departamento de História da Unir, os estudos sobre a América ainda são um desafio. “Esse tema agrega discussões do Pós-Colonialismo e Americanismo, além dos temas da migração recente, das questões de gênero e imaginário cultural”, explica.

Programação:
Dia 15.08:
19:00 hs: Recepção e Inscrição
19:30 hs: Composição da Mesa
20:00hs: Palestra de Abertura com o Dr. Juan Marchena (Professor e Diretor do Programa de Doutorado da Universidade de Pablo de Olavide – Espanha)
20:45 hs: Espaço para perguntas e questionamentos
21:15 hs: Coquetel
.
Dia 16/08 (sábado)
08:30 hs: 1ª Mesa Redonda: Tema: Construção da Imagem na História Latino Americana
Palestrante: Prof. Andreo da Universidade de Murcia - Espanha.
Coordenadora: Profª. Marta Valéria de Lima (Dep. de História - UNIR)
09:30 hs: Debate
10:00 hs Intervalo
10:15 hs: 2ª Mesa Redonda: - Tema: Negritude Caribenha: Raça, Classe e Movimentos Sociais
Palestrantes: Profª Melania Rivers Rodriguez e Prof. José Luis Belmonte Postigo (Universidade de Pablo de Olavide - Espanha)
Coordenador: Prof. Marco Teixeira (Dep. de História - UNIR)
11:15 hs debate
.
11:45 hs Intervalo para almoço
.
14:00 hs: 1ª Mesa Redonda: Tema: História Comparada América Latina – Brasil - Prof. Juan Marchena (Universidade Pablo de Olavide – Espanha)
Coordenadora: Profª. Fabíola Holanda (Depto de História - UNIR)
15:00hs: debate
15:15hs: intervalo
15:30 hs: 2ª Mesa Redonda: Tema: Migrações: História da Mulher e Gênero
Palestrantes: Profª Rosário Valpuesta (Univeridade Pablo de Olavide) e Profª Provencio (Universidade de Murcia) e Arlete Assumpção Monteiro (UNICAMP)
Coordenadora: Profª Valéria de Oliveira (Depto de Psicologia - UNIR)
16:30 hs: Debate
17:00 hs: Apresentação do programa de Pós Graduação da Universidade Pablo de Olavide - Espanha com o Prof. Juan Marchena.
18:00 hs: Encerramento
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: