quinta-feira, 5 de junho de 2008

Semana Cultural – Marco Zero, de 06 a 10.06

O projeto Marco Zero, tem como objetivo maior retirar o lixo que desce do rio madeira, e já atua há dois anos e Porto Velho, coordenados pelos artistas Gil e Fernando Bitencourt. Troncos de árvores que descem o rio prejudicando a navegação, são a inspiração maior desses artistas, que transformam esse material em arte, fazendo intervenções teatrais nas ruas desta cidade com educação ambiental e farta distribuição de mudas de árvores, realizando saraus de poesia na beira do rio.
De acordo com Fernando, tudo começou em 1998 quando participou de uma exposição de artes plásticas em Porto Velho e logo depois montou um ateliê Às margens da Madeira Mamoré e passou a recolher tudo que não era bom para a preservação do rio Madeira, entre esse “lixo”, vinham os troncos de árvores e seus formatos que olhados com o olho da arte, se transformam em peças raras. Há um ano Fernando encontrou a também artista plástica Gil, uma mineira do Vale do Jequitinhonha onde a mineirice segundo a artista, se acopla ao jeito de ser dos vizinhos baianos. “Nos encontramos e vimos que nossas idéias batiam e então estamos vivendo literalmente no mesmo barco”, conta Gil.
Troncos do leito do rio madeira são matéria prima da exposição dos artistas, que para celebrarem essa arte estão realizando a semana cultural Marco Zero, com intervenções culturais com a presença de diversos artistas locais, e com exposição de seus trabalhos, antes da tão sonhada viajem, que farão no dia 14/06, rumo a Manaus, em uma voadeira.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 06/06 – Sexta-Feira
Das 8h às 20h - Abertura da Exposição Resgates do Madeira no Aeroporto Jorge Teixeira e lançamento da programação da semana cultural do Marco Zero que antecede o dia da partida do casal Bittencourt/ o início da EXPEDIÇÃO MARCO ZERO.

07/06 - Sábado
Das 8h às 16h_ Abertura da ECO-CHÁCARA MARAVILHA para visitação do público.
16 horas_ Concentração no marco zero da EFMM para o Cortejo Musical.

Dia 08/06 - Domingo
Das 8h às 17h - Eco-Chácara Maravilha aberta para visitação

Dia 09/06 – Segunda - Feira
Das 8h às 17h - Eco-Chácara Maravilha aberta para visitação.

Dia 10/06 – Terça - Feira
16h - Lançamento dos Livretos de Bolso:
CARTILHA DA EXPEDIÇÃO MARCO ZERO.
Guia prático de cuidados com o meio ambiente.
GIL BITTENCOURT (Educadora)
- TREM DA HORA- Poemas de Gil.
- DIÁRIO DE BORDO DE UM MARUJO (primeira tentativa da viagem até São Carlos).
FERNANDO BITTENCOURT


Dia 11/06 – Quarta - Feira
Das 8h às 17h - ANIVERSÁRIO DO CAPITÃO Fernando Bitencourt

Dia 12/06 – Quinta - Feira
17 h- Sarau de Poesia na ECO CHÁCARA MARAVILHA - cabana do Capitão Fernando

Dia 13/06 – Sexta-Feira
17 h - Luau na ECO CHÁCARA MARAVILHA – Presença de Diversos artistas locais

Dia 14/06 - Sábado
8 h - Concentração na praça do Casamento às margens do Madeira ( nos fundos da ENARO).
10h - Partida do barco da expedição Marco Zero.

Fonte: Desconheço. Sorry! Notícia enviada por Hercílio Santana.

p.s: galera, não sei ao certo o endereço da Eco Chácara Maravilha...sei q fica à margem direita do Madeira... E, segundo uma fonte: "chegando no ENARO ali no finalzinho da Estrada de Ferro, tem um caminho que leva até a chácara. Acho que não é muito dificil não." rsrsrsrs. Sorry! ficarei devendo essa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: