quinta-feira, 12 de junho de 2008

ARTE NO PATRIMÔNIO HOJE NA CAHOEIRA DO STO ANTÔNIO

Sexta feira (13 de junho) na Igreja de Santo Antonio “Igreja de Santo Antonio, construída em 1913. O pátio frontal será o palco para a primeira edição do projeto.”
Prefeitura elabora projeto “Arte no Patrimônio” A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, lança nesta sexta-feira, 13 de junho, na igreja de Santo Antônio, o projeto “Arte no Patrimônio”, realizado em parceria com a 16ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Rondônia e Acre e o Grupo Cidade Cultura e Inclusão.
O projeto propõe a realização de atividades culturais (shows musicais, performances teatrais, de dança e recitais, entre outras modalidades), junto aos sítios históricos da Capital, com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio histórico do município. O projeto prevê a promoção de eventos culturais junto aos patrimônios históricos da Capital O primeiro, na igreja de Santo Antônio, revive uma tradição de Porto Velho: a realização de arraiais na mais antiga igreja construída em Rondônia, nos idos de 1913, quando ainda não existia o município de Porto Velho, mas já havia o município de Santo Antônio, que pertencia à província do Mato Grosso. As atividades começam às 17h30, com a celebração de uma missa.
Uma apresentação da Quadrilha Rosa Divina, cujo tema para o Flor do Maracujá deste ano será a Igreja de Santo Antonio; uma breve palestra sobre educação patrimonial com o professor e artista plástico Ariel Argob e show musical com Ernesto Melo e participação especial de Waldison Pinheiro e Pastoras do Asfaltão, também constam da programação.
Além dos segmentos realizadores, a comunidade de moradores das proximidades da Igreja de Santo Antonio e Bairro do Triângulo, Paróquia Nossa Senhora de Fátima também estão engajados na atividade. Para facilitar o acesso ao público, a linha Triângulo, que faz ponto final na Vila de Santo Antônio, vai prolongar o trajeto até a igreja e contará, com um carro extra. Para o adjunto da Iaripuna, Altair Santos (Tatá), “o estreitamento das relações entre os segmentos sociais, públicos e privados, o engajamento das comunidades artísticas e estudantis, os artistas, os produtores independentes e outras esferas, em defesa da causa e do objeto patrimonial, deve ser estimulada no sentido de que se possa incentivar e conduzir uma política compromissada com o sentimento e atitude no campo da educação patrimonial. Ancorados nesses valores, haveremos de sedimentar bases de envolvimento capazes de minimizar o histórico déficit existente no município, quanto à preservação patrimonial”.
Fonte: http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1821&Itemid=178 , em 12.06.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com o seu verso aqui: